sábado, 8 de setembro de 2012

TEXTO 58



Segundo ciclo
Quarta aula .(dia 8.09)
Título: Os benefícios dessas ações no nosso cotidiano
Tema: o que representa o empenho em realizar essas  ações no dia a dia
Objetivo:  conhecer a maneira de  começar essas ações
Reconhecer como o dia fica muito mais alegre com elas
Saber que em uns dias seremos mais bem sucedidos que em outros.

Rotina
Cumprimentar os amigos
Falar da semana e comentar sobre a prece antes de dormir(se estão fazendo e o que estão sentindo ao fazer)
Reforçar  a hora da oração
Escrever no lema da turma
Contar a historia A maior alegria do mundo( com a ajuda do chapéu de cozinheiro, para quem estiver contando a historia naquele momento)
Comentários
Atividade-Pintura
Ambientação(musicas previamente escolhidas e uma breve “meditação” por parte das crianças)
Pedir para que demonstrem, através das cores,  como é a sensação de levar a alegria aos outros superando a própria tristeza, tomando como exemplo o personagem principal da historia A maior alegria do mundo .
Comentários sobre os trabalhos artísticos
Prece de encerramento

Material utilizado
Feltro em formato oval, cenário de floresta, cidade grande e cidade do interior, confeccionados de EVA, TNT, Feltro, dentre outros
Chapéu de Chef confeccionado em EVA e feltro.
Para pintura
Telas individuais, cavaletes individuais, pincéis individuais e tintas dispostas em isopor reciclável, sendo coladas dentro destes copinhos de café, onde será colocadas as tintas, também de uso individual.

Foi realmente um dia incrivel!


Esse encontro muito mais me ensinou, me sensibilizou do que poderia supor. A rotina transcorreu de forma tranquila. A cada encontro percebo que as crianças vão ficando mais a vontade para  falar de suas duvidas e questões naturais da idade como escola, eventos familiares. Isso vai estreitando os laços de amizade que estamos construindo, permitindo que algumas questões por eles levantadas sejam alvo de debates entre eles mesmos, que opinam e dão sugestões reciprocas.
Nesse encontro, o ato de se saudarem mutuamente aconteceu por iniciativa dos evangelizandos e foi muito agradável perceber que não apenas aderiram a rotina mas que o fazem com alegria e satisfação.
Importante aqui ressaltar que as crianças ganharam uma caderneta e uma bolsa para carrega-la, que diga-se de passagem estão lindas e foram artesanalmente confeccionadas por nossa incansável ( tem um folego imbatível) e muito habilidosa coordenadora geral da evangelização, tia Adriana. Fato é que as crianças não esquecem de trazer. Além disso, é a coisa mais linda ver o capricho com que estão cuidando delas. Interessante como o capricho na confecção delas fez muita diferença em como as crianças lidam com o material.
 Da  historia foi contada apenas uma pequena parte. Isso porque nossa atividade de pintura iria tomar um tempo grande. Vou continuar o conto no próximo encontro, mas ele tem basicamente duas funções aqui. No tema Deus ele mostra com trilhar o caminho para se chegar à Deus. Entretanto no próximo encontro, estaremos falando sobre o que é a prece e o conto traz uma maneira diferente de se fazer a prece, que seria seguindo os ensinamentos do cotidiano de quem se propõe a prestar a atenção neles, é claro. Logo a oração do personagem principal vai se construindo de acordo com sua vivencia, suas experiências.
Partindo da vontade do personagem principal de levar a felicidade aos outros a partir de sua própria tristeza, após colocar a musica espiritualizada, pedi para que fizessem uma breve meditação sobre o sentimento de nosso personagem procurando encontra-lo( o sentimento) dentro de si.Para quem tivesse dificuldade pedi para fazer de conta que era o próprio personagem com a finalidade de aproxima-los do sentimento. Em seguida pedi para que traduzissem esse sentimento em cores.
Ao som da musica eles começaram a pintura e a concentração no que faziam era surpreendente. Foi um momento encantador, por assim dizer porque vivi ali uma emoção única, ao perceber uma interação tão profunda entre a arte e o conceito de fraternidade que estava sendo exposto ali sob o olhar das cores, da pintura, das crianças.
Enquanto pintavam,  cada um fez a trajetória para dentro de si , cada um buscou sua maneira experimentar o sentimento de fraternidade em sua essência, cada um iluminou sua estrada interior e passou a conhecer esse caminho e certamente passará a frequentá-lo( essa é a idéia).
Fizemos a prece final e todos oraram juntos o Pai Nosso por decisão deles próprios.
Adorei esse encontro e ainda bem que o teremos todo mês.
   

 

Um comentário: