domingo, 23 de setembro de 2012

Texto 63

Segundo ciclo
encontro do dia 22.09
Título: Preparação para a prece
Tema: Aprofundar a relação com a prece
Objetivo: se familiarizar com as etapas de preparaçaõ para a prece

Rotina
cumprimentos
falamos dos acontecimentos da semana
comentamos sobre a utilização do quadro de orações
fizemos anotações no quadro lema
recolhemos as cadernetas

História
Demos prosseguimento a historia  intitulada  A maior alegria do mundo, fizemos antes um breve apanhado das etapas anteriores.Apresentação do saco para guardar as doações que nós levaremos para serem entregues no asilo de nossa cidade.

 Atividade
Mímica e advinhação da mesma. As frases utilizadas especificavam a preparação e "etapas" para a prece.
 Ensaio da musica para ser apresentada  ao final do ano.
Divisão dos personagens para começar o ensaio da peça a ser apresentada também ao final do ano.

 .....
Esse encontro me ensinou muito.
Primeiro que durante a conversa informal, as crianças estavam muito interessadas em saber sobre o que aconteceria nesse encontro.Isso foi um termometro para mim do qunto esses momentos estão sendo "queridos" por eles também.Digo também porque tenho adorado estar lá.
Segundo , eles já vieram com frases para serem escritas no nosso quadro lema, mostrando que assim como eu, eles também vem estreitando laços com a evangelização.
Além disso, fiquei muito feliz quando recebi a caderneta de uma das crianças,que escreveu o quanto estava gostando dos encontros.
A história vem se desenvolvendo bem . Ela trabalha a prece em diferentes aspectos. Estou gostando muito dessa forma de contar a historia, pois dá a criança uma aproximação interessante com os personagens e com o enredo em si.Por já conhecermos o personagem principal, suas atitudes vão fazendo sentido, o tornando mais real, mais compatível com nossa vida cotidiana.Justamente por conta dessa identificação, esse momento da história nos permitiu desenvolver um pequeno projeto que as proprias crianças deram a ideia de realizar.Vai um breve resumo do pedaço da  historia de hoje.
Joaquim, nosso personagem principal,depois de caminhar muito chega a cidade grande,com muita fome e lá ele vê uma cena que nunca tinha visto: pessoas nas ruas passando fome, sem casa, na miseria.Ele que achava que sua fome fosse a maior do mundo, imediatamente percebe que outras pessoas estão sofrendo.Então, pega seus instrumentos e se põe a tocar e com isso ganha uns trocados.Se dirige a padaria em frente e compra pão para todos que ali estão com ele.Após alguns dias fazendo isso, o padeiro repara em sua ação e resolve ajuda-lo, doando alimentos extras.Dias depois , alguns dos frequeses da padaria resolvem ajudar também.Tempos depois, alguns desses fregueses juntamente com o padeiro, fundam uma ONG e dão seguimento ao trabalho de Joaquim.
Joaquim agradece  orando à Deus e aos amigos espirituais e segue seu caminho.
  A cada novo episódio, acrescentamos mais um pedaço à oração, explicando e trocando impressões sobre o que foi incorporado.
Utilizei para esse momento da historia figuras que, sem chocar, fossem capazes de mostrar a dor que tantas pessoas passam por estarem doentes, na miséria. Como na historia se tratavam de idosos nas ruas, imediatamente as crianças resolveram, como Joaquim, fazer algo pelos idosos também. Então decidimos fazer uma campanha para colaborar com o asilo da cidade, que sabidamente é sem recursos,mas que ajuda  muitos idosos a terem abrigo.
Esse é um projeto que promete pois as crianças ( confesso que eu também) ficaram muito empolgadas em realizar ações junto ao asilo.
A mímica foi muito divertida, todos participaram com entusiasmo e foi mais um recurso que ajudou muito a esclarecer para nós, etapas que podem facilitar o envolvimento com os espiritos amigos durante a prece.
Ensaiamos a primeira parte da musica, dividimos os personagens da nossa peça de final de ano e fomos a prece de encerramento.
Cada dia é uma criança que faz a prece final e a de hoje decidiu fazer a prece que vem sendo construída durante o tema.
Tenho  notado uma grande mudança nos encontros.Não está a causa nem em mim, nem nas crianças, mas acredito que na maneira como vem se desenvokvendo as tarefas.Em todos os ciclos a dedicação na preparação das atividades é intensa o que a torna sincera.Tanto a coordenação, como os setores que nos apoiam, a direção da casa, o setor da assistencia social ao somos vinculados, é admirável o desvelo e o carinho dedicada a essa tarefa que nos é tão querida.

    




Nenhum comentário:

Postar um comentário