domingo, 30 de setembro de 2012

Texto 65



Segundo ciclo
encontro do dia 29.09. 2012

Título: Tipo de preces
Tema: O caminho individual para chegar a prece que transforma os sentimentos.
Objetivo: Perceber que cada um tem uma maneira própria de criar a sintonia com Deus através da prece.

Rotina
Cumprimentos entre os evangelizandos
Conversa informal sobre os acontecimentos da semana
Falamos sobre a utilização do quadro da prece que eles levaram para casa
Não fizemos anotações no quadro lema por conta do horário. Estávamos cheios de atividades nesse encontro.
Recolhemos as cadernetas. Além das mensagens costumeiras sobre o culto do lar, dessa vez incluímos também mensagens específicas, preparadas especialmente para cada um, diferentes entre si.
Recolhemos as cartinhas para nosso saco de doações que estamos elaborando para o asilo da cidade.

História
Relembramos as etapas anteriores e em seguida demos prosseguimento à história. Intitulada A maior alegria do mundo, a etapa desse encontro foi contada no teatro de feltro que fica em nossa parede. No cenário contavam casas, o centro espirita fraternidade, coreto, lago, hortas, arvores, e tudo o mais que pudesse caracterizar uma cidade interiorana, nesse caso a nossa Itaocara.
Atividade
Começamos a ensaiar a musica que iremos apresentar, junto com a coreografia.
Roda da leitura
Demos inicio a roda da leitura de livros exclusivamente espiritas. São livros cedidos por um centro de Niterói,  que para nós tem uma grande importância. Cada criança escolheu o livro que desejava levar e o colocou dentro do protetor.
Aniversariante
Hoje é o dia de comemorarmos o aniversariante do mês. Então arrumamos juntos nossa “festinha” que contou com deliciosos cupcakes  feitos pelos evangelizadores, além de chicletes, balas diversas, confetes, bolas, marshamallow, pirulitos. Montamos os saquinhos juntos. Cada criança coloca um item dentro de todos os saquinhos, assim todos fazem os saquinhos de todos.
Encerramos então o encontro com a oração.
Durante o encontro demos prosseguimento a ideia de desenvolver atividades no asilo lançada pela historia que estamos trabalhando.
As crianças se mostraram muito empolgadas com a ideia de ir até o asilo e compartilhar momentos com os idosos atendidos pela referida instituição.
Por conta delas, decidiram apresentar a musica que estamos trabalhando aos idosos.
Segundo os relatos dos evangelizandos, está começando  haver uma frequência das orações antes de dormir, confirmado por alguns responsáveis. O que realmente motiva muito essa evangelizadora.
Outro ponto que me deixou muito feliz foi do inicio da atividade da rodada leitura espirita. Esperamos até hoje para começar esse trabalho pois entendemos que deveríamos primeiramente construir alicerces para que não se tornasse algo sem expressão. Assim, primeiramente instituímos a caderneta. Observando que as crianças não a esqueciam, demos inicio a proposta da pratica da prece antes de dormir. Para incentivar elaboramos o quadro da oração, com uma série de atividades para desenvolverem com ele. Por último então implementamos o “empréstimo dos livros e estamos confiantes que serão lidos conforme combinamos, um pouquinho antes de dormir.
Sinto mudanças sinceras de foco. As crianças estão cada vez mais envolvidas com os temas propostos.Percebo que durante a semana, eles estão em sintonia com a evangelização e com as atividades que propomos.
É a primeira vez que participo desse tipo de evangelização, tão centrada nas metas propostas, tão completa em suas etapas e tão envolvente, tanto para mim quanto para eles.
Aqui a evangelização está se tornando a “menina dos olhos” das crianças. Ela deixou de ser exclusivamente o  evento de sábado, se estendendo agora por toda a semana.    



Nenhum comentário:

Postar um comentário