segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Texto 82



Segundo ciclo – dia 24.11.12
Título: Etapas para abandonar hábitos.
Tema:  Eliminar o habito, trocando-o pelo pensar antes de agir sobre absolutamente tudo.
Objetivo: Conhecer de forma bem simplória a meditação e praticá-la, por cerca de um minuto diariamente.

Rotina
Cumprimentar os colegas
Falar da semana
Falar sobre as orações antes de dormir, retomando a ideia de fazer uma mentalização. Nela a criança se imagina indo ao Nosso lar, num “ônibus” para um encontro onde irá estudar ou colaborar nas tarefas destinadas a ti. Pode também imaginar estar saindo em caravana para ter com Jesus em terra distante. Ao chegar, perceberão que uma multidão cerca o Mestre e que é impossível chegar até ele, inclusive porque Ele está muito distante .Derepente Jesus lança seu olhar e fala com você mentalmente, dizendo como é bom ve-lo ali.  
 Recolher as cadernetas
Recolher as cartas que serão entregues no asilo.
Conversa sobre a roda da leitura de livros espiritas que foram entregues no encontro anterior.

Atividade
Exercício de meditação
Olhos entreabertos
Posição sentados com perna de índio(embora não seja o recomendado, vale para iniciantes).
Deixar que os pensamentos passem pela mente sem se prenderem a nenhum deles.

Esse exercício foi feito durante um minuto e ao termino as crianças queriam repetir a experiência.
Repetimos
Conversamos sobre a experiência e decidimos que a repetiríamos em nossas casas , diariamente durante um minuto.
Essa técnica nos deu uma ideia:cada vez que fossemos fazer alguma coisa, pensaríamos sobre a questão durante trinta segundos e somente depois disso é que decidiríamos como agir.
Nosso monitor entregou as caixas confeccionadas para as crianças. Elas eram compostas de bloco, caneta, borracha, lápis de cor e hidrocor. Sua função é a de viabilizar que a criança possa registrar toda boa ideia que tiver, para uma pesquisa: estamos avaliando se as boas ideias são mesmo ou não aquelas que ajudam aos outros, contemplando assim  os ensinamentos da doutrina.
Como era o aniversariante do mês, paramos por aqui em nosso conteúdo. Arrumamos nosso ambiente com bolinhos, docinhos feitos com leite em pó, brigadeiros em copinhos feitos de chocolate, pipoca, biscoitos banhados no chocolate derretido. Tudo muito simples mas feito com muito cainho para essa data tão especial, pois além dos evangelizandos que aniversariam em dezembro, pedimos a Deus que abençoasse com carinho a nossa muito querida evangelizadora Márcia, que é a renovação em pessoa, que evangeliza por mérito e não por obrigação. Muitas felicidades para ela que será a próxima evangelizadora dessa turminha que já a admira e espera ansiosamente por te-la como maestrina no caminho do saber espirita.
Fizemos a oração e dividimos os quitutes em partes iguais, conversando sobre as caixas e como cada um pretende fazer seus registros( escrevendo, pintando, etc)       

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Texto 81

3º ciclo - Evangelizadora Márcia Lessa -Sábado, 17/11/12

Como introduzir os hábitos que desejamos ter.
Tema: A disciplina como grande aliada para novos hábitos que pretendemos adquirir.
Objetivo: ( Resumo)
*Mediante realidade espiritual, esclarecer que tipo de cotidiano pretendemos ter.
*nomear os hábitos que teremos que desfazer e os novos que precisamos adquirir.
* (...) adquirir novos hábitos não é como comprar mercadorias(...)
O importante aqui é saber que é preciso recomeçar tanto quanto necessário.
* a dificuldade da mente em absorver novos hábitos, não traduz se voce é uma "boa pessoa ou não"(...)

Olá!
 Começamos conversando sobre a semana, dizendo aos que não compareceram na semana passada que sentimos sua falta, que façam sempre o possível para estar presente, pois gostamos de ve-los todos os sábados para conversarmos e aprendermos um pouquinho mais. 

  O tema sobre disciplina aliada à aquisição de novos hábitos nos proporcionou um gancho muito válido para discussão. Como o trabalho feito por nós atende aos mais velhos, aproveitamos para conversar sobre o que tem acontecido em nossa sociedade por conta da falta de disciplina.Tudo que é feito sem questionamento, tipo MARIA VAI COM AS OUTRAS, tem comsequencias desastrosas em nosso meio social, e a falta de disciplina já se tornou um hábito: O hábito de não ser disciplinado, de fazer, de agir, de julgar, de defender, de condenar, sem antes fazer uma reflexão sobre o assunto em pauta.
Conversamos muito com nossos jovens durante esse período sobre os vícios, hábitos que inserimos em nossas vidas, muitas vezes por influencia de amigos do que por vontade própria, nessa não avaliação do que EU quero,se faço por mim ou pelos outros.
A primeira atividade foi a reconstrução de uma frase:
O segredo para mudar nossos hábitos é não desitir, recomeçar sempre!
Logo depois, fizemos uma atividade com a garrafa girando e apontando para um de nós, quando a garrafa parassse quem a girou faria uma pergunta sobre tudo o que foi apresentado nas aulas a quem a garrafa apontou.
Essa atividade foi muito legal, pois pudemos perceber o quanto eles já estão mais soltos para fazer perguntas, dar opiniões, responder com propriedade sobre o tema e reforçar a confiança em nós.
 Foi feita a entrega da caderneta com a mensagem da semana.

Somos muito gratos a DEUS pela oportunidade, e desejamos uma boa semana a todos que lerem a postagem.



domingo, 18 de novembro de 2012

Texto 80



Segundo ciclo – dia 17.11.12
Título: Como introduzir hábitos que  desejamos  ter.
Tema:  A disciplina como grande aliada na construção de novos habitos
Objetivo: Determinar como pretendemos construir nosso cotidiano

Rotina
Cumprimentar os colegas
Falar da semana
Falar sobre as orações antes de dormir, exaltando a importância de cultivar os bons sentimentos durante o dia e “acessa-los” a noite durante a oração.
 Recolher as cadernetas
Recolher as cartas que serão entregues no asilo.
Conversa sobre a roda da leitura de livros espiritas

Historia
Baseada no livro adaptado por Maria Clara Machado, do autor Joan Uvalsh Anlund intitulado Amar é um jeito próprio de sentir, nossa historia trata da disciplina não como uma fonte meramente de fazer valer tarefas e horários. Na verdade trata esse conto de demostrar que com disciplina passamos a ver as pequenas coisas da vida como fonte inesgotável de inspiração para uma vida espiritualizada. Está nas pequenas coisas do cotidiano o caminho para chegarmos ao amor a Deus e aos espíritos de toda ordem.
Atividade
Mentalização: imaginar que em cada um “reside” a figura de nossa personagem principal e pedir para que cada um elabore uma pequena cena , onde uma simples ação toma a proporção de ação especial( justamente como deve ser cada evento em nossa vida)
Musica e prece final.
  

sábado, 17 de novembro de 2012

Continuação do conteúdo



24.11
Título: Etapas para abandonar hábitos
Tema: Exercícios que possibilitam a troca da pratica do hábito pela pratica do  “pensar antes de agir”.
Objetivo: reconhecer na pratica da meditação um aliado para deixar de agir pelo habito.
Desenvolvendo a atividade
A criança se sentará de maneira a estimular a corrente sanguínea bem como o fluxo energético, desobstruindo centros importantes por onde flui a energia. Durante um minuto cada evangelizando deverá deixar os pensamentos fluírem sem tentar evita-los, apenas deixando que passem sem se ater a nenhum deles. Em seguida deve a criança ser capaz de expor o que sentiu, para que suas sensações não lhe passem desapercebidamente. Após, deve o evangelizador propor que esse deva ser um exercício praticado diariamente durante um minuto . Sempre que se lembrar deve a criança dar a mente trinta segundos nesse processo antes de executar uma ação. Por exemplo, antes de decidir se vai ou não sair, deve meditar durante trinta segundos, sem se ater a nenhum pensamento, deixando que todos eles apenas fluam.Apenas depois disso deve ponderar se realmente sair é a decisão de sua razão ou é apenas um impulso.

01.12
Título: Etapas para abandonar hábitos
Tema: Exercícios que possibilitam a troca da pratica do hábito pela pratica do  “pensar antes de agir”.



Objetivo: conduzir a criança a pratica de fixar a atenção naquilo que esteja fazendo no momento, no presente. Se ela for, por exemplo , a amoreira recolher os frutos, deve estar totalmente voltada para o que está fazendo.É o momento para reparar em cada amora, observar a saúde da arvore, a vida que existe nela( formigas , pássaros, etc) a textura de seus galhos, dentre muitas coisas.
Assim para toda atividade que desenvolver, deve a criança perceber que ao estar totalmente focada, ela apreende muito mais sobre qualquer evento , evita que os pensamentos se percam para o raciocínio, abandonando o habito.
08.12

Título: Etapas para abandonar hábitos
Tema: Exercícios que possibilitam a troca da pratica do hábito pela pratica do  “pensar antes de agir”.


Objetivo: Realizar a tarefa que precisa ser realizada, sem deixar para depois, respeitando o seu ritmo de aprendizagem para que mais tarde aprenda a respeitar o ritmo dos outros.Importante que a criança perceba o valor de se tornar organizado, mas isso só se torna real se dermos a ela os passos a serem seguidos.Assim é preciso que a criança inicie o processo percebendo que não deixar uma determinada tarefa para depois não é fazer tudo correndo mas antes fazer o que precisa ser feito sem empurrar a tarefa para outro momento.É preciso executa-la com determinação, com maestria, se envolvendo totalmente naquilo que está fazendo.
   
 

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

texto 79

3° ciclo - Evangelizadora Márcia Lessa  - aula do dia: 10/11/2012.

Como mudar os hábitos que não desejamos mais ter?

Tema: As mudanças de objetivos na vida como caminho para se chegar a mudança de hábitos.

Objetivo: ( resumo)
* Perceber e vivenciar que a vida eterna acontece desde sempre(...)
*(...)entender que a realidade da vida eterna é a espiritual e  ela não se encontra apenas quando se está desencarnado(...)
*Entendendo que certas necessidades materiais vão ficando para trás, abrindo espaço para que nossa mente possa se desligar de fantasias que criamos e passe a se integrar da forma mais coesa aos verdadeiros propósitos.

Olá!  
 É sempre bom conversarmos sobre hábitos e descobrirmos a cada dia o quanto somos reféns nesse círculo materialista em que vivemos.
E sempre com o intuito de ajudarmos nossos jovens a descobrir que hábitos nos levam a prática de técnicas mecânicas, sem reflexão e crítica, estamos conversando e trazendo atividades diversificadas para que o entendimento fique mais dinâmico, mais descontraído.
Nesse sábado fizemos duas atividades assim.
A primeira foi em forma de criptograma, onde sílabas estavam relacionadas a números formando a seguinte mensagem:
Cada ação é uma ação, e só existe um segredo: Jamais deixe que o hábito comande seus movimentos.
Após terminarmos a atividade, conversamos bastante sobre o que a frase nos trazia como mensagem. Foi muito interessante ver como ficaram interessados dando opiniões e pudemos mais uma vez, com muita alegria, sentir o crescimento do grupo no tema apresentado.

A segunda atividade foi adaptado uma brincadeira da dança do jornal, onde colocava-se uma folha de jornal e música para que os evangelizandos dançassem em cima da folha e sempre que a musica parasse, ela  deveria ser dobrada e a dança deveria continuar, sempre sobre o jornal. Fizemos isso por diversas vezes e relacionamos o tempo em que dobrávamos o jornal ao tempo em que os hábitos criam raízes em nós. Quanto mais o tempo passa, mais difícil de nos desvencilharmos dele.A cada dobra do jornal ele se estreitava e como não se podia colocar o pé no chão(essa era a regra) mais difícil ficava a dança.
Chegamos a um momento em que só ficariam sobre a folha se buscassem ajuda de um colega para ampará-los.Foi aí que mencionamos que muitas vezes nossos hábitos nos dominam de tal forma que temos que pedir ajuda para podermos melhorar, é o caso de pessoas que se deixam dominar pelos vícios das drogas, do álcool, do cigarro, etc. 

Fizemos nossa prece usando a brincadeira da batata quente (como ficou decidido entre eles) e terminamos com a entrega das cadernetas que já se tornou rotina. A diferença nas cadernetas é que só agora eles estão me escrevendo também e isso é muito bom, pois demonstra confiança em nós.
Agradecemos a DEUS pela oportunidade nos dada junto ao grupo e pela oportunidade de estarmos também aprendendo(e muito) sobre temas tão importantes para nossa vida material e principalmente espiritual.
Que o Senhor JESUS nos guarde e nos abençoe sempre, fiquem com DEUS!



segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Texto 78



Primeiro ciclo , dia 10.11
Estamos tratando do assunto hábito .Embora seja comum dividir os hábitos em bons e ruins, sabemos que na verdade não existe bons hábitos. Entretanto optamos por trabalhar essa afirmação partindo do conceito de bom e ruim para preparar o caminho dos pequenos que mais tarde, no segundo ciclo, irão melhor compreender .
Assim nesse encontro, tivemos por objetivo lembrar que quando fazemos algo, existe uma resposta imediata para nossa ação. Se ela for  executada sem pensar , seremos sempre surpreendidos com a resposta, pois sequer pensamos na causa, muito menos poderemos prever a reposta, o efeito.Quantas vezes nos pegamosn pensando ...Meu Deus porque estou passando por isso...e logo atribuimos nosso momento à reencarnações passadas enquanto na verdade não passa de uma sequencia de ações que tomamos nessa mesma encarnação, sem análises profundas, aliás, sem análise alguma na maioria das vezes.
Assim iniciei distribuindo livros espiritas infantis na nossa roda. Falamos descontraidamente sobre cada livro e as crianças escolheram um para que eu lesse para eles.
Após essa atividade, espalhei pela sala objetos diversos: um cavalinho de borracha desses que a crianças montam, fiz um túnel com tnt e arame, um escorrega de plástico de quatro degraus para que não aconteçam acidentes e por ultimo um varal de barbante com regadores de roupa e separado figuras para pendurar.
Pedi então para que cada criança faça o percurso dos brinquedos, na ordem que desejar e por ultimo escolha uma das figuras e a pendure no varal.Cada criança vai sozinha e somente depois que tiver terminado todo o percurso a criança seguinte poderia iniciar o seu.
Ao terminarem observei que a primeira fez o percurso segundo a ordem dos objetos e as que vieram depois seguiram a primeira em absolutamente tudo. Isso é muito natural e esperado na idade em que se encontram.
Sem nenhuma recriminação fui perguntando o motivo de cada escolha e eles foram observando que não sabiam porque agiram de determinada forma.Então repetinmos o processo, mas agora a cada nova ação eu perguntava o motivo da escolha e a criança buscava respostas antes de executar a próxima tarefa.Deixaram de olhar para a outra para imitar as atividades e passaram a prestar atenção na própria atividade.
Terminamos com uma conversa sobre fazer coisas sem pensar e uma prece.