Musicalizando a vida
Como esse projeto é dinâmico, a sua sequencia é bem clara. Entretanto trabalharemos com elas simultaneamente A cada nova criança que pretenda entrar no grupo estará
ela a passar pelas etapas Assim podemos definir que essas etapas são as
norteadoras do projeto, mas na realidade servem de forma individual, ou seja,
aqui não se trata do que o projeto conclui, mas sim o que cada criança elabora
A primeira etapa diz respeito a definição dos instrumentos e
a apresentação da proposta para a coordenação e em seguida a direção
A definição dos instrumentos foi elaborada após muita pesquisa,
estudo, conversas com musicistas, livros, sites especializados, artigos, maestros e muita vontade de fazer bem feito o
trabalho assim os instrumentos foram selecionados por sua condição de propagar
a vibração de forma equalizada, como se fossem ondas a caminhar pelo ar Num
paralelo, a movimentação da vibração se equivale ao movimento que realiza uma
pedra quando jogada em um lago Para corresponder a esse objetivo, os
instrumentos foram violão, viola caipira, flauta transversa, piano, violino,
harpa, harmônica( de vidro) e flauta celta
A apresentação da proposta se deu em reunião e foi aceita
tanto pela coordenação quanto pela direção da casa O alicerce para justificar a
eficácia do projeto foi a realização do projeto da pintura que se revelou de
profunda importância não apenas no trabalho de cromoterapia como na própria transformação
de conceito do belo por todos nós Digo isso porque o belo saiu do patamar do
sentido alojando-se na emoção Passamos a
perceber a beleza no campo do sutil, da vibração, da energia interagindo ,
transformando a áurea de cada um
Como foi um evento experimentado por muitos da casa,
incluindo algumas pessoas da direção ficou fácil citar o referido trabalho como
ponto de partida
Visto isso começamos a adquirir alguns instrumentos, entre doação,
compra do próprio centro e empréstimos, passamos a dispor de um violão, um
violino e uma viola caipira
Estamos tentando doações através do nosso blog, entre
amigos, entre centros espiritas, pretendendo ainda recorrer a instituições particulares
como bandas e orquestras, publicas como
prefeitura e secretaria de educação
Essa será uma busca longa que cada vez mais traz muita satisfação
Iniciamos assim no mês de maio, uma investida mais estruturada
nessa arrecadação assim como também as crianças já estão segurando os
instrumentos e tendo breves contados com suas partes, os sons que produzem.
Para essa etapa , os encontros serão preparados da seguinte maneira
Maio –Para que os evangelizados possam melhor desfrutar dos benefícios,
inicialmente pediremos que se concentrem, buscando a ideia de meditação já inserida
ao longo da evangelização Esse é um exercício que a maioria terá facilidade de
desenvolver, pois se exercitaram todos os encontros desde o ano passado, mas
certamente alguns terão certa dificuldade, então vai um exercício que extraí do
filme Minhas Vidas
Com figura de uma vela, pedirei que as crianças a observem sem
tentar deter o pensamento Com os olhos cerrados, sentados de forma confortável ,
procurarão conectar-se com seu caminho
intuitivo Esse momento deve durar cerca de um minuto no máximo
De posse dos instrumentos, explorarão suas possibilidades,
formulando suas curiosidades e duvidas sobre eles. Cabe a evangelizadora conhecimento
prévio sobre o instrumento para que possa enriquecer esse momento . Importante ressaltar
que as colocações sobre o instrumento deve ser na medida da curiosidade das
crianças, ou seja, de acordo com as perguntas.
Partes de filmes que contenham apresentações dos
instrumentos devem ser mostrados para
que os “futuros músicos” possam ter uma noção mais precisa da potencialidade do
instrumento
Identificar o instrumento sendo tocado junto a outros, percebendo
as nuances da execução da obra
Obs- as musicas apresentadas para as atividades serão as do
Cabete , Bach, Beethoven, Mozart e
outros, sempre na linha espiritual e clássica.