segunda-feira, 19 de agosto de 2013

COMPANHIA DE ARTE WALDEMAR DUARTE

A CAWD foi recém formada pelos oficineiros oriundos da Evangelização Espirita Irthes Terezinha . Nosso objetivo vem sendo elaborado dentro dos parâmetros espiritas de conduta com o firme propósito de colaborar no processo de autoconhecimento dos seus integrantes, levando os ensinamentos proferidos pela doutrina aos palcos da vida.
Na Companhia experimentamos a arte como ferramenta para adentrar o mundo  subjetivo do ser intuitivo, porta para a essência do espirito.
Deveria dizer que muitas são as dificuldades encontradas nessa estrada que trilhamos , mas francamente não há dificuldades.É tudo muito pleno, é muita felicidade que permeia nossos encontros. Brincamos no teatro, construímos melodias, desfrutamos de ideais de fraternidade.
Para tudo isso contamos com uma direção única, que apoia, que abraça...que viabiliza!
No teatro estamos construindo os cenários, maquiagem e figurinos. Na musica, estamos conquistando os instrumentos.
Aproveitamos para agradecer cada doação, principalmente aquelas que vem em forma de prece, pois sem duvida que essas são as que nos fortalecem.












































COMPANHIA DE ARTE WALDEMAR DUARTE NO CHÁ PROMOVIDO PELO CENTRO FRATERNIDADE

Pedimos desculpas mas ainda não foi possível postar toda a apresentação, o que faremos em breve!
O grupo de teatro trabalhado pela Maria Clara  deu uma palhinha do trabalho que ela desenvolve.
Ficou maravilhoso!!!
O pessoal do violão trabalhou lindamente com a ajuda da turma do teatro , dando uma forcinha na cantoria
As meninas do violino foram "divinas" .Infelizmente o vídeo não mostra tudo que executaram,mas em breve postarei o restante
Faltou ainda postar o Nikolai na flauta acompanhado pelo violoncelo.É que ainda não tive acesso a filmagem "oficial". Então coloquei essas só pra matar a curiosidade de uns e saudades de outros. Tarde inesquecível!!
 

TEXTO 122

Dia 10.08- José grosso
Título-A coragem de servir ao proximo quando há riscos
Tema- Mesmo diante de circuntancias adversas José Grosso foi um exemplo de coragem ao buscar a sintonia com a verdade e a justiça.De suas encarnações anteriores herdou a vontade de dias melhores para aqueles que viviam sob o julgo da fome e da miséria, unindo-se por esse motivo ao bando de lampião.Entretanto ao discordar de seus metodos, passa avisar as cidades que serão saqueadas, com o intuito de resguardar as mulheres e crianças.Morre com os olhos perfurados, abandonado no sertão.
Objetivo_ Perceber que quando a verdade está ao seu lado, o medo desaparece, deixando-o forte e íntegro.

Embora esse devesse ser o encontro do dia 10, ele foi trabalhado no dia 17.08 em funçao da primeira apresentação da Companhia de Arte Waldemar Duarte , no Chá promovido pela casa.

Rotina
Cumprimento entre todos
Obervações quanto as agendas
Anotações nas cadernetas
Conversa informal (que vai acontecendo enquanto faço as agendas e faço as devidas anotações sobre os diários no meu controle)
Relembrar os espíritos que estamos "conhecendo".

História
Teatro de sombras
Com uma luz forte ligada na altura de uma pessoa e com as curtinas fechadas, Nikolai, nosso monitor, ia encenando uma trova , criada especialmente para essa atividade, onde a vida de José Grosso foi mostrada, direcionando para o objetivo da aula.
Lembrando que a trova foi elaborada diante a muitas limitações dessa evangelizadora, aí está ela:



Era uma vez/a muitas encarnações atrás /um homem nobre de valores especiais/que nasce junto a palácios e reis.
Em seu coração nasce uma questão/que ele tenta compreender em vão/_porque uma são ricos e outros pobres/Tantos que riem tantos que sofrem
Resolve então encarnar no Brasil/no lindo e sofrido nordeste/onde o trabalho não alimenta a gente /que de fome e doenças padecem
_Porque tanta rudeza, como pode tanta miséria?/seu coraçõ não parava de questionar/a alma aturdida com tanta desigualdade desejava ver a fraternidade imperar
A falta de água, o sol escaldante/sem poder plantar nem criar/o povo brasileiro não sabe / o que o sertanejo tem que passar
Não é só falta de brinquedos/não é só falta roupas/não é só falta de escola/não é só falta de louças
É a dor que dá na barriga/quando não há nada pra comer/é a dor que cala fundo na vida/ quando não há como viver
Come-se palma, come-se barro/ Mas o corpo não aceita/e morre na solidão do mundo/mais um irmão dessa feita
Vendo tudo isso , vendo tanta dor/José Grosso, dileto amigo, resolve lutar pelos outros/ para que seus irmãos tenham uma chance no Sertão
_Amigos, corram/Salvem mulheres e crianças/pois vem aí Lampião e seu bando/ para tirar de vocês seus ganhos
Toda a cidade se preoarou/ para a invasão anunciada/pegaram seus pertences , seus filhos /e se puseram em retirada
Do outro lado, sem nada saber/Lampião e Maria bonita/preparavam o seu bando/para mais um dia de desmandos
Junto a eles jose grosso/estava agregado ao bando/espreitando Virgulino/observando seus mandos
Ao chegar na cidade vazia/Lampião de tudo suspeitou/Perguntou quem avisara a cidade/e José grosso, honesto, se acusou
Lampião com ódio em sua alma/sem poder ainda entender nosso irmão/mandou furar seus olhos/castigo severo para qualquer coração
Sozinho, com sangue escorrendo/José gross, em pleno sereno/é deixado no Sertão as cegas/para morrer como morrem as feras
Uma febre lhe toma a fronte / e a infecção se torna severa/ com o corpo todo enfermiço/Vagueia as cegas pela quente terra
Aos poucos suas forças se vão e se acomoda num pedaço de chão/sabendo que iria morrer/revê sua vida até padecer
Mas com a alma renovada/na vontade de servir um irmão/na hra do desencarne/vem também a redenção
Irmãos, amigos são eternos /e vem de socorro preciso/Sheila, enfermeira do mundo/Bezerra, brasileiro convicto
Os três amigos de mãos dadas/sobem aos planos iluminados/entrando em nosso circulo/Jose grosso , servidor amado.
No plano espiritual/cuida daqueles que erram/dá as mãos nos dias difíceis/dos encarnados que a matéria encerra.
Agradecemos irão por estar sempre por perto/pois não é qialquer um / que atravessa às cegas o deserto.

Atividade
As crianças apontaram os momentos do trabalho que mais gostaram, ficando mesmo impressionados com a vida de José Grosso. O mais importante é que detectaram que quando se tem um ideal, a vida ganha sentido. O ideal genuíno não sucumbe nem diante as facilidades nem as dificuldades. É ele quem conduz o espirito no projeto evolutivo, Lei maior do universo.

Prece de encerramento feito pela primeira vez por uma evangelizanda que frequenta nossos encontros.Sua oração foi espontânea,falando com suas palavras.
 







segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Primeiro Ciclo



Título: O trabalho contínuo no plano espiritual, dia 03-08
Tema: Irthes, no plano espiritual, colaborando com as evangelizações dos encarnados nos diversos Centros, voltada para intuir os colaboradores encarnados em suas tarefas.
Objetivo: Compreender a contínua relação entre a encarnação e desencarnação, como sendo uma única vida eterna.
Determinar como Irthes Therezinha, voltada a intuir as evangelizações espiritas, é única em seu trabalho junto ao Centro Espírita Fraternidade, sendo ela nossa mentora e amiga de todas as horas.

-Cumprimento e conversa informal, onde as crianças contaram como foram as férias.
-Como as crianças são muito pequenas, mesmo que se recordem de levar as agendas e diários, às vezes não escrevem no diário e não trazem as cartas para o asilo, então resolvemos colar em suas agendas três desenhos- uma carta, o diário e uma flor (que devemos colocar no vaso para Irthes, como começamos no encontro passado).
-Explicar o conteúdo com o intuito de fazê-los entender as relações entre a evangelização tanto por meio dos encarnados como desencarnados. Onde Irthes se fez presente em ambos.
-Utilizando a nossa TV feita de papelão, fizemos uma entrevista onde uma evangelizando conta o que sabe sobre Irthes e sua participação tanto encarnada quando desencarnada no Centro. Ela mostra que a sente em todas as horas, sendo amiga e mentora.
-Meditação.
-Prece final (Nesta prece a criança que a fez, em um dos momentos procurou agradecer a Irthes por sua participação e ajuda)


Nossa TV e os fantoches usados para a entrevista



 Por: Maria Clara Marchito

Primeiro Ciclo



Irthes Therezinha, dia 27-07
Título: Escolha de viver a encarnação dedicada ao trabalho .
Tema: A humildade de Irthes em seus trabalhos terrenos, desenvolvidos  com fiel interesse no bem estar do próximo, escolhendo por foco a educação, vindo a se tornar responsável pela evangelização do Grupo Espírita Ismael.
Objetivo: perceber que ao se dedicar a um projeto, ou seja, ao escolher um foco de trabalho, se torna para o espírito muito mais fácil atravessar a encarnação, lhe cabendo ainda os “benefícios” quando se trata da vida eterna.

-Conversa informal, em que cada um conta como foi sua semana (pontos altos e baixos), inclusive a evangelizadora.
-Verificar diários, e colar recadinho sobre o culto no lar na agenda, para relembra-los sempre da importância da participação no lar. Relembrar sempre o compromisso tanto com os diários e agendas quanto também de trazerem cartas para nossa futura ida ao asilo.
-Explicar o conteúdo contando como uma historinha mesmo a vida de Irthes Therezinha, enfatizando sua humildade, interesse no bem do próximo e também sua importância no Grupo Espirita Ismael. Procurando sempre fazer perguntas que tenham em comum o dia-a-dia das crianças com as escolhas de Irthes, para mostrar como o espírito atravessa a encarnação tão mais facilmente escolhendo seguir o caminho que ela escolheu.
-Colocamos uma imagem de Irthes no mural (as crianças preferem que tenham imagens, se sentem mais a vontade pois podem reconhecer mais facilmente assim), e logo por baixo colocamos um vasinho, onde toda semana vamos ter o compromisso de renovar aquelas flores, como sinal de gratidão ao esforço de Irthes.
-Meditação.
-Prece final (que é feita por um aluno voluntário e depois a evangelizadora).
-Aniversariante do mês, que dessa vez foi comemorado no refeitório junto com todos os outros ciclos e trabalhadores da Casa Espírita.
                                  Imagem de Irthes no nosso mural junto as flores como sinal de gratidão e amor




Por: Maria Clara Marchito

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

TEXTO 121

Título- Uma missão que busca fomentar a solidariedade humana, dia 03/ 08
Tema- Os esforços de Joanna de Angelis e Divaldo Pereira Franco para disseminar a necessidade de iniciação do processo de auto conhecimento.
Objetivo_perceber o caminho da intuição como fruto do processo do despertar espiritual.Para chegar a consciência , aniquiladora do conflito que o ego produz, é preciso atingir a Luz mencionada por Jung, quando o individuo tem acesso as suas vidas passadas, desfazendo assim de seus entraves psíquicos.
Não encarnamos para sofrer, para apagar,mas sim para reeducar e o bem que fazemos anula o mal feito pois essa é a proposta de Jesus.O amor é a superação de qualquer resquício dos males como a angustia e o medo.
Rotina
Cumprimentos entre todos
Agenda e  diários, com anotações sobre o caminhar nos diarios
Conversa informal
História
No palco com a marionete e com o ator(no caso eu), olofote, tratar do assunto com o livro O pequeno Principe, de Antoine de Saint-Exupéry, enfatizando o aspecto da superaç~~ao de males através de uma reeducaço pela via do amor.
Atividade
As crianças encenaram individualmente a parte que mais se identificaram.
Anotar nas fichas as passagens escolhidas.
Prece
Com musica ambiente, procurar o relaxamento, exercicio de meditação, prece final.

TEXTO 120




Joanna de Angelis , dia 27.07
Título- Joanna de Angelis e sua trajetória reencarnacionista
Tema-  Os laços espirituais fortalecem com o tempo.O valor desses laços sinceros é correspondente a própria evolução espiritual
Objetivo: Mostrar como Joanna e Divaldo Pereira Franco se enlaçaram ao longo das encarnações colaborando ela com o crescimento dele. As verdadeiras relações se estabelecem a partir do trabalho voltado para a realização das palavras de Jesus em nossa alma.

Rotina
Cumprimentos_ curioso como as crianças ADORAM esse momento, vira uma grande brincadeira e todos dão as mãos.
Recolher as agendas_ somente uma criança não leva _ e os diários_ que também o mesmo não leva. os demais tem participado,ilustrando os diários.
Conversa informal
História
Com o tapete de feutro oval no chão, dividi o tapete em dois cenários.Um era a terra, outro era o plano espiritual.As crianças sentaram ao redor do tapete.A frente de cada uma delas, uma parte do cenario que retratava algumas das encarnações de Joanna de Angelis e do plano espiritual.Com dedoches representamos divaldo e Joanna de quando  à espóca de Jesus, foram assassinados, queimados.Do desencarne ao plano espiritual, e de lá novamente encarnando até o presente momento quando ela  orienta Divaldo em sua tarefa.
Importante resaltar que a cada episodio a criança que estava posicionada no respectivo cenario, ficava com os bonecos e o chapéu de cozinheiro, sendo então o "interpretador da história,manipulando os dedoches pelo respectivo cenario.Interessante essa dinamica por vários motivos.A forma oval permite que a disposiçao do plano espiritual e da terra sem desencadear  a ideia de ceu, no alto.A interlocução entre os espiritos desencarnados com encarnados fica visivel, muito mais facil de compreender. No plano espiritual, por exemplo, colocamos os ministérios, o que permite uma proximidade e uma ideia de continuidade muito bacana. Enfim, esse foi um encontro muito proveitoso e a ideia do tapete no chão funcionou muito bem!!
Atividade
Nosso aniversariante do mês foi comemorado por todos os ciclos, juntos com bolo, brigadeiros, pirulitos...tudo de bom!!!