terça-feira, 25 de março de 2014

Curso de formação de evangelizadores

Com a entrada da CAWD no sábado após a evangelização, tem se tornado inviável implementar o curso para evangelizadores no mesmo dia. Depois de muito pensar achamos que uma alternativa seria manter o encontro via TICs e nada melhor que esse blog . Estarei mandando a apostila nesse sábado, 29.03, assim como os cadernos de cada futuro evangelizador.
A apostila intitulada Evangelização em Revista, dará a forma como se concebeu o novo processo de evangelização da nossa casa. Estudaremos juntos.
Nos cadernos é importante que sejam registrados os passos que considerarem relevantes dos encontros durante a evangelização, suas considerações bem como as observações dos evangelizadores além de  apontamentos sobre o estudo da apostila. 
Mandei um recadinho direto para o face de vocês, que inclusive pode ser também uma maneira de nos comunicarmos durante os estudos.
Beijinhos fraternais

segunda-feira, 24 de março de 2014

Quarto Encontro dia 05.04




Livro Boa Nova
P. 23, 24, Cap. 3 Primeiras pregações_ encontro com hanã
Livro A Grande Síntese
Intuição: “O novo instrumento de pesquisa que deveis desenvolver [...] é a consciência latente. Já olhastes bastante para fora de vós .Agora resolvei o problema de vós mesmos e tereis resolvido todos os outros problemas. Habituai aos poucos vosso pensamento a seguir essa nova ordem de ideias. Se souberdes transferir o centro de vossa personalidade para essas camadas mais profundas , sentireis revelar-se em vós novos sentimentos , uma percepção anímica , uma faculdade de visão direta; esta é a intuição da qual vos falei. Purificai-vos moralmente e refinai a sensibilidade do instrumento de pesquisa que vos sois e só então podereis “ver”. Aqueles que absolutamente não sentem essas coisas , os imaturos, ponham-se de lado; torneiem-se até chafurdarem-se na lama de suas baixas aspirações e não peçam o conhecimento , precioso premio concedido apenas a quem duramente o mereceu.”
Vivencia pessoal: Como me coloco diante os ensinamentos de Jesus acerca da busca de mim mesmo? Tenho me dedicado ao autoconhecimento , agindo de maneira a sempre beneficiar com bons pensamentos ao próximo? Tenho trabalhado para merecer o conhecimento da vida eterna?
Objetivo Geral
Perceber a diferença entre trabalhar sua ética para merecer a experiência da vida  com Jesus e desenvolver atividades ligadas a religião.
Objetivo específico
Compreender como o encontro de Jesus com Hanã e os pensadores ociosos explicita o exemplo de espíritos que preferem não trabalhar seu aprimoramento causando dificuldades severas para si e mesmo para a humanidade.
Perceber ainda como Jesus, que mantem sua personalidade em esferas profundas do ser, em absolutamente nada se abalou com o desdém de Hanã, por saber que sua obra representa o desejo de Deus.
Detectar nas ações de Hanã, um espirito cuja a vida gira entorno do papel momentâneo de juiz que exerce na encarnação mencionada, mantendo-se distante de seu Eu interior, limitando-se a uma representação, um personagem, uma profissão que tão logo de seu desencarne nada mais será que apenas mais um espirito que não soube encontrar a si mesmo.
Atividade
Sugestão de atividade
Num teatro mimico,  atores são escalados para fazerem o papel de Jesus, João batista, pensadores ociosos  e Hanã. Eles se caracterizam e o evangelizador começa a narrar desde a despedida de Batista e Jesus até o encontro com Hanã e os “ociosos”. Importante que o evangelizador seja dinâmico, não faça leitura, mas conte a historia. Os atores irão improvisar, pois eles mesmos não sabem o enredo.
Após esse jogo teatral, será proposta uma “mesa redonda” onde uns irão defender Hanã, alegando sua ignorância, e outros acusando, alegando sua falta de vontade em buscar seu aprimoramento.
Mantendo a roda, cada um que desejar poderá se colocar, apontando uma dificuldade que esteja encontrando na busca pelo autoconhecimento. Importante que a evangelizadora coloque uma dificuldade que sinta em sua busca pelo seu Eu consciente.
Ao final, redigir uma prece ( no papel) onde se agradeça a Jesus, a João batista e mesmo a Hanã pela passagem do evangelho que nos mostra que devemos aproveitar a cada instante para adentrarmos em nosso consciente latente.
Na semana que se segue , no salão, a prece pode ser lida por uma ou todas as crianças ( dividindo em partes) .

Terceiro encontro, dia 29.03

Livro A grande Síntese, cap. Intuição:
Só entre semelhantes é possível a comunicação; para compreender o mistério que existe nas coisas deveis saber descer no mistério que estas em vós.
Livro: Boa Nova Cap.2, p.22
"João era a verdade , e a verdade, na sua jornada de aperfeiçoamento, dilacera e magoa,...em guerra com as próprias imperfeições de seu mundo interior a fim de estabelecer em si mesmo o santuário de sua realização com o Cristo.Foi por essa razão que dele disse Jesus: Dos nascidos de mulher João Batista é o maior de todos."
 Vivencia pessoal:
Quando deixamos o mundo exterior voltamos para nosso ser?

  Objetivo Geral
Distinguir entre a razão exterior, ou seja, a razão material, do corpo, que muitas vezes nos levam ao erro e o pensamento dialético, que se desenvolve em espiral, permitindo o acesso a intuição, como o fez João Batista.

Objetivo específico
Observar que na vida terrena junto ao Cristo, João batista não se deixou envolver pela maquina cerebral em sua manifestação ( a razão) permitindo-se construir e acessar sua consciência latente de tal maneira que esta se instituiu como seu alicerce.

Método
Unidades de experiências

Atividade
João batista foi o primeiro tarefeiro da seara de Jesus a se colocar ao trabalho. Foi ele que anunciava Jesus e suas verdades preparando as mentes, pleiteando a expansão das mesmas. Importante dizer que Batista era um espirito único no caminho da espiritualização , que embora ainda trouxesse consigo suas mazelas, foi brilhante pois fez sua caminhada sem temor, comandado pela consciência latente que somente a intuição pode fazer aflorar.

Sugestão de atividade
Formarem duplas e pedirem a um tarefeiro para que falem o que sabem sobre João Batista. Retornarem ao ambiente e lá conversarem sobre as informações recolhidas.
A evangelizadora deve linkar as informações trazidas pelas crianças com o tema intuição, fazendo com que a partir disso , as crianças percebam a diferença entre a razão e a consciência. Uma maneira é a de levar objetos ( como a bailarina que gira em duas direções ou ainda a pastilha que aparenta ter duas cores mas que na verdade tem apenas uma) para que possam na pratica detectar como a razão faz analogias equivocadas. Lerem os trechos acima  destacados para esse encontro dos livros Boa Nova e a Grande Síntese. Elaborar uma poesia ( cada um faz um verso) que fale do tema do encontro- Porque João Batista lutava com seu mundo interior é que foi possível acessar sua consciência através da intuição.
Os pequenos, guardada as devidas proporções podem seguir roteiro de atividade parecido. Podem fazer a entrevista, a evangelizadora pode falar de forma indicada sobre a leitura das passagens dos livros e elaborar junto as crianças uma encenação breve, ressaltando a forma como João Batista voltou para si durante esta encarnação.
As duas atividades serão apresentadas na semana que segue, no “palco”, durante a preparação, no salão, da prece.