sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Texto 54



Iniciamos o trabalho propriamente dito dentro da evangelização.
Como havíamos imaginado, retiramos do ambiente de evangelização as cadeiras , mesas, lápis de cor, papel, lápis e borracha evidenciando uma proposta diferente de perceber o momento de evangelizar.
Cada ciclo foi dividido segundo a idade e o ambiente respectivo  foi elaborado de acordo com o tipo de interesse de cada grupo.
A turminha do primeiro ciclo, que emana carinho e doçura, teve seu ambiente composto por tapetes individuais e almofadas. Não imaginávamos que a diferença para eles seria assim tão grande. Ficaram encantados e muito bem acomodados. Durante a contação de história o que a evangelizadora percebeu é que os pequeninos estavam confortáveis , se sentindo acolhidos, “em casa”, diferente das cadeiras que era uma espécie de “enquadramento”.
Para contar historias, uma forte vertente da nossa evangelização, abrigamos algumas ideias valiosas. Dedoches de eva e feltro, teatro de feltro, bonecos para teatro, fantasias  dentre outras coisas.
Esse material possibilitou uma historia muito mais viva, criando uma atmosfera de criatividade que sensibiliza os pequeninos, que "entram” na historia, experimentando uma relação mais profunda com a moral que o conto proporciona.
Cada ciclo tem seu lema que é destrinchado em frases que são escritas uma por encontro. Nesse caso, o lema é “sempre de mãozinhas dadas” e o quadro foi feito em formato de centopeia. As frases escritas determinam aquilo que pode ser feito no ambiente de evangelização, dito pelas crianças e direcionado pela evangelizadora. Por exemplo,neste ciclo eles escreveram duas frases: “aqui é lugar pra abraçar o amigo;  pode ficar pertinho de Jesus...
Muitas atividades vem sendo desenvolvidas e no dia 25 de agosto  teve o aniversariante do mês. Tudo feito com muito amor e transcorrido da melhor forma possível. Eles são adoráveis e esse trabalho vem ensinando cada vez mais aos evangelizadores sobre o amor .

Nenhum comentário:

Postar um comentário