quarta-feira, 1 de maio de 2013

TEXTO 106

Musicalizando a vida


Como esse projeto é dinâmico, a sua sequencia é bem clara. Entretanto trabalharemos com elas simultaneamente A cada nova  criança que pretenda entrar no grupo estará ela a passar pelas etapas Assim podemos definir que essas etapas são as norteadoras do projeto, mas na realidade servem de forma individual, ou seja, aqui não se trata do que o projeto conclui, mas sim o que cada criança elabora
A primeira etapa diz respeito a definição dos instrumentos e a apresentação da proposta para a coordenação e em seguida a direção
A definição dos instrumentos foi elaborada após muita pesquisa, estudo, conversas com musicistas, livros, sites especializados, artigos,  maestros e muita vontade de fazer bem feito o trabalho assim os instrumentos foram selecionados por sua condição de propagar a vibração de forma equalizada, como se fossem ondas a caminhar pelo ar Num paralelo, a movimentação da vibração se equivale ao movimento que realiza uma pedra quando jogada em um lago Para corresponder a esse objetivo, os instrumentos foram violão, viola caipira, flauta transversa, piano, violino, harpa, harmônica( de vidro) e flauta celta
A apresentação da proposta se deu em reunião e foi aceita tanto pela coordenação quanto pela direção da casa O alicerce para justificar a eficácia do projeto foi a realização do projeto da pintura que se revelou de profunda importância não apenas no trabalho de cromoterapia como na própria transformação de conceito do belo por todos nós Digo isso porque o belo saiu do patamar do sentido  alojando-se na emoção Passamos a perceber a beleza no campo do sutil, da vibração, da energia interagindo , transformando  a áurea  de cada um
Como foi um evento experimentado por muitos da casa, incluindo algumas pessoas da direção ficou fácil citar o referido trabalho como ponto de partida
Visto isso começamos a adquirir alguns instrumentos, entre doação, compra do próprio centro e empréstimos, passamos a dispor de um violão, um violino e uma viola caipira
Estamos tentando doações através do nosso blog, entre amigos, entre centros espiritas, pretendendo ainda recorrer a instituições particulares como bandas e orquestras, publicas como  prefeitura e secretaria de educação
Essa será uma busca longa que cada vez mais traz muita satisfação  
Iniciamos assim no mês de maio, uma investida mais estruturada nessa arrecadação assim como também as crianças já estão segurando os instrumentos e tendo breves contados com suas partes, os sons que produzem.
Para essa etapa , os encontros  serão preparados da seguinte maneira
Maio –Para que os evangelizados possam melhor desfrutar dos benefícios, inicialmente pediremos que se concentrem, buscando a ideia de meditação já inserida ao longo da evangelização Esse é um exercício que a maioria terá facilidade de desenvolver, pois se exercitaram todos os encontros desde o ano passado, mas certamente alguns terão certa dificuldade, então vai um exercício que extraí do filme Minhas Vidas
Com figura de uma  vela, pedirei que as crianças a observem sem tentar deter o pensamento Com os olhos cerrados, sentados de forma confortável , procurarão conectar-se com  seu caminho intuitivo Esse momento deve durar cerca de um minuto no máximo
De posse dos instrumentos, explorarão suas possibilidades, formulando suas curiosidades e duvidas sobre eles. Cabe a evangelizadora conhecimento prévio sobre o instrumento para que possa enriquecer esse momento . Importante ressaltar que as colocações sobre o instrumento deve ser na medida da curiosidade das crianças, ou seja, de acordo com as perguntas.
Partes de filmes que contenham apresentações dos instrumentos  devem ser mostrados para que os “futuros músicos” possam ter uma noção mais precisa da potencialidade do instrumento
Identificar o instrumento sendo tocado junto a outros, percebendo as nuances da execução da obra
Obs- as musicas apresentadas para as atividades serão as do Cabete , Bach, Beethoven, Mozart  e outros, sempre na linha espiritual e clássica.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário