sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Décimo Oitavo Encontro, dia 13.09

Lembrando que estamos diante de um  novo processo, vamos continuar a falar da tematica já delimitada anteriormente ( a vida de Jesus) , contudo com o eixo de cada encontro desenvolvido a partir dos questionamentos das crianças.
Vale ainda reforçar que cabe ao evangelizador um conhecimento profundo envolvendo os dois livros : Boa Nova e A Grande Síntese.
No primeiro encontro sob essa nova perspectiva, o segundo ciclo, por exemplo, lançou uma pergunta: Como Jesus curou o cego? Tomamos então o assunto sem encerra-lo sob a apreciação do grau evolutivo de Jesus.Desse fato todos nós sabemos, mas como se opera uma cura ? o que é uma doença? Como ela se processa? Como Jesus escolhe aquele que irá curar? Enfim, uma sequencia de perguntas secundárias foram sendo elaboradas. Foi tomada então pela evangelizadora duas vertentes.O momento histórico( onde e quais apóstolos estavam juntos a Jesus) e o capítulos de A Grande Síntese envolvendo a Lei.
Para que o assunto tratado possa ser melhor "investigado" e percebido pelas crianças, é importante que possam tratar dele, num sentido mais experimental.
Sugiro fomentar um evento. Ele pode acontecer de formas distintas, como encenação, uma musica, poesia, uma história, enfim, de diversas maneiras. O importante é reforçar todo o dialogo travado sobre o assunto do encontro anterior, de forma ainda mais profunda que antes.Seguindo a proposta de rotina, ficaria assim:
Roda de conversa, observando as indicações já contidas nesse blog

Pergunta Propulsora
Como , na opinião de cada um, Jesus curou o cego?

Análise
Que novas considerações temos a acrescentar?

Aplicação
Cada criança tratará de suas ideias com seu grupo, procurando retratar nas atividades mencionadas( encenação, musica,poesia, etc)

Conclusão
Um fechamento não significa a certeza do encerramento de um assunto, mas antes pontos relevantes descobertos que merecem serem mencionados.Lembrando sempre que estamos falando em dinamismo e portanto reconhecemos nossas limitações nos saberes.

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