segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Texto 1

 A evangelização de 2011 chega ao fim.
Para nós do Centro Espírita Fraternidade o ano foi cheio de tentativas e erros, de muitas reuniões  e muita dedicação na construção da evangelização.
Tarefa já desenvolvida a muitos anos pela casa e de grande mérito junto a comunidade, esse ano a evangelização veio com uma proposta diferente: a de desenvolver seus próprios conteúdos , estruturando momentos mais aprazíveis, mais elaborados, tendo por norteador as obras de Allan Kardec.
Claro que essa não foi uma decisão fácil. Retirar da evangelização o ranço das aulas regulares de ensino escolar não é das tarefas a mais simples.
Acostumados a recorrer sempre a papéis e lápis, cadeiras e mesas, quando não exercícios escritos, demos uma grande guinada e claro que com ela consequências...aquele “chão seguro ao qual estávamos acostumados acabara de sumir, nos forçando a repensar nossas praticas, a pensar muito na reformulação da metodologia em si.
Assim, muitas vezes a insegurança nos tomou, não por estarmos perdidos ou direcionando mal o trabalho, mas pelo  novo causar essa sensação mesmo. Normal.
Experimentamos modelos diferentes na forma de evangelizar e obtivemos diferentes reações ao longo de cada uma deles.
O saldo observado  em nossos encontros  é o de  evangelizandos se aprofundando nos assuntos da doutrina espírita como nunca vimos antes. Só isso já demonstra que demos um salto enorme na direção da evangelização que sonhamos.                 
Mas que evangelização é essa que sonhamos?
Sem  teorias evasivas ou frases feitas  e que pouco detalham sobre o que temos como meta e objetivos para o ato de evangelizar , levando em conta, ainda todo o processo , todos os atores, a realidade do local onde estamos estabelecidos, nos demos conta de que não somos realmente capazes de responder a essa pergunta de forma transparente e sincera.
Assim  decidimos  estudar. Não um curso de alguns dias, mas um estudo que envolverá tempo e dedicação.
Optamos por fazer um curso para fundamentar nosso ato de evangelizar e por isso nasceu esse espaço. Depois de muita pesquisa, de tantos autores brilhantes, entendemos que os ensinamentos de Joana de Angelis nos propiciará  a exata  medida  do que intuitivamente estamos procurando.
Essa irmã generosa e tão profundamente dedicada a nos ensinar sobre a psicologia do espírito eterno conquanto encarnado  é tomada aqui como  luz a nos guiar nas águas turbulentas de nossa inexperiência.
Lançando mão de seus livros, nos debruçaremos a partir de agora, nas palavras reveladoras , num estudo que resultará na base teórica de nossa evangelização.
Desejosos de colaborar verdadeiramente com os espíritos encarnados e desencarnados sob nossa responsabilidade durante  evangelização e apostando no nosso amadurecimento tão necessário para essa tarefa, pedimos aos amigos espirituais que nos acompanhe, iluminando nossos corações e mentes durante esse estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário