quarta-feira, 9 de julho de 2014

Decimo Terceiro Encontro dia 09.08

Livro Boa Bova
Cap.4, p.33 e 34
[...] Zebedeu acompanhado pelos dois filhos procurou o Mestre em casa de Simão.[...] expondo suas razões humilde e respeitoso.
_Zebedeu-respondeu-lhe Jesus-[...]sabes de algum profeta de Deus que no seu tempo fosse amado pelos homens do mundo?[...] Que fizeram de Moisés, de Jeremias, de Jonas?[...] Na terra o preço do amor e da verdade tem sido o martírio e a morte. O reino de Deus tem que ser fundado no coração das criaturas; o trabalho árduo é meu gozo; o sofrimento é meu cálice, mas o meu espírito se ilumina com o sagrada certeza da vitória.A paz da consciência pura e a resignação suprema a vontade de meu pai são do meu reino; mas os homens costumam falar de uma paz que é a ociosidade do espírito e de uma resignação que é vício de sentimento.Trago comigo as armas para que o homem combata os inimigos que lhe subjugam o coração..Eis porque o meu cálice , agora, tem que transbordar de fel, que são os esforços ingentes que a obra reclama.

Livro A Grande Sintese
Cap.VII, p.39 e 40
Atingimos assim o principio unico[...] ordem.A nossa vida individual, a vossa historia  dos povos , a vossa vida social tem suas leis.[...] a estatística pode dizer quantos nascimentos , mortes ou delitos verificar-se-ão, aproximadamente, nos anos posteriores.Se podeis mover[...] é porque somente ela vos dá garantia da constancia dos efeitos e das reações.[...] Como ordem é mais vasta que a desordem, e por isso abraça e guia esta para suas metas; é equilibrio mais amplo que desequilibrio que é compreendido e limitado num ambito insuperável. Equilibrio e ordem [...]exata.

Experiência pessoal
Divaldo, em palestra sobre como alterar o pensamento negativo, nos informa que somos resultado daquilo que nos esforçamos para ser.Na hora de falar, fale; na hora de calar, cale, na hora do trabalho, trabalhe e na hora de dormir, durma. Esse é um bom começo para domar-se. No livro Boa Nova, Jesus nos fala da necessidade de realização do trabalho obtemperando sempre com a visão da totalidade, do sucesso do processo que é constante transformação. O livro A grande Síntese nos informa que na Lei não cabe favoritismos , ela é para todos ou a vida seria de caos e absurdos.A ordem existe mas não é tradução de automatismo.Existe a desordem e imperfeição pois que do contrário não nos seria possível transitar pela existência e com ela aprimorar.Pois se somos imperfeitos, como caberíamos num quadrante de perfeição?Contudo essa imperfeição existe e é limitada pela ordem.Se assim não o fosse também a vida não seria possível em sua ascensão.
Olhando então com olhos de espirito, o que toma sua alma de desespero? Do que tem medo?Qual é a medida de sua angustia? Sabedores agora que todo trabalho transita pela senda da imperfeição e que portanto há de ser árdua a labuta, cansa vc porque?

Historia
O livro Boa Nova
p.33 e 34, primeiro paragrafo.Importante aqui fazer as analogias dos dois livros.

Sugestão de atividade
Uma performance cenica. Cada criança irá improvisar expondo um medo seu.Outra criança manipula a marionete tratando da questão segundo a ordem contida na Lei.


Nenhum comentário:

Postar um comentário