Iniciamos o planejamento e como nossa evangelização formula os próprios
conteúdos, demos inicio a montagem com Autoconhecimento.
Como se observa no transcorrer desse assunto, não estamos interessados aqui em
determinar o que é bom ou mau pois isso veio sendo macificamente aplicado como
modelo em anos anteriores sem resultados animadores. Autoconhecimento aqui é tratado
como o processo que nos retira do mecanicismo do mundo materialista, remetendo
o individuo ao caminho espiritualizado, deixando de lado as quimeras que provocam
as angústias, medos, fobias, neuroses, remetendo a uma vida dedicada ao
trabalho orgânico, que gera movimento, que une as pessoas, os seres vivos e a
natureza, tornando visível a felicidade na construção do caminho que conduz a
Deus.
Vale lembrar que as atividades abaixo mencionadas não dizem respeito a atividade de cada tema em si.São passos que devem ser seguidos durante cada encontro com a intenção de buscar a sensibilização adequada para posterior acesso a intuição.Importante ainda registrar que deverá ser resguardado um momento durante os encontros para que essas atividades possam ser trabalhadas da melhor maneira possivel.
Esses passos foram elaborados pela física Danah Zohar, em seu livro Inteligencia Espiritual, tendo ocorrido pequenas adaptações para melhor atender aos nossos objetivos.
Vale lembrar que as atividades abaixo mencionadas não dizem respeito a atividade de cada tema em si.São passos que devem ser seguidos durante cada encontro com a intenção de buscar a sensibilização adequada para posterior acesso a intuição.Importante ainda registrar que deverá ser resguardado um momento durante os encontros para que essas atividades possam ser trabalhadas da melhor maneira possivel.
Esses passos foram elaborados pela física Danah Zohar, em seu livro Inteligencia Espiritual, tendo ocorrido pequenas adaptações para melhor atender aos nossos objetivos.
Título: Os elementos que compõe o homem integral
Tema: Corpo, períspirito, espirito, alma.
Objetivo: Compreender os elementos dos quais somos constituídos
durante a encarnação
Atividade: iniciar a técnica de meditação que deverá ser
repetida em todos os encontros
Titulo: A mente e seus reflexos
Tema: Como a mente reage e produz impulsos por estar ela trabalhando
sem o controle consciente do espirito.
Objetivo :detectar as manifestações da mente, observando a ausência
de si nesses eventos.
Atividade: ler paginas de um bom livro espirita percebendo as emoções que
causam e porque
Titulo: A mente e o períspirito
Tema: A mente “interfere” no períspirito, lançando conceitos,
imprimindo emoções, e equivocadamente
filtrando possíveis percepções advindas através da intuição.
Objetivo: saber que a mente se divide em dois lados: o
esquerdo que trata da razão e o direito que dentre outras coisas trata da intuição.
Compreender que os dois lados devem trabalhar da seguinte
forma:
Busca-se o conhecimento, através de leituras e estudos, etc.
Deixa a mente vagar pelos conceitos novos
Ocorre o “insite”
Utiliza-se o raciocínio a fim de esclarecer de forma sistemática,
provando aquilo que se concluiu.
Atividade: Levar as crianças até o pátio, permitindo que
apenas contemplem a paisagem, fazendo fluir o pensamento , sem se ater a
nenhum deles.
Titulo: O períspirito
Tema: A construção do períspirito ( até onde temos
informação) , sua função e como podemos melhor trabalha-lo.
Objetivo: Cada um deve desenvolver “intuitivamente” acessos
mentais que possibilitem um dialogo consciente com o períspirito, para que, assim
como nos preocupamos com a saúde do corpo material, também nos dediquemos a saúde perispiritual, ou organizador biologico.
Atividade: Escutar verdadeiramente uma obra musical espirita,
percebendo as associações mentais e emocionais que provocam.
Titulo: Alma e intuição
Tema: A alma por concepção é o sopro divino em nós, perfeita
em sua formulação.
Objetivo: Perceber a intuição como o primeiro passo dado em direção
a alma, sexto sentido do individuo, primeiro sentido espiritual do homem integral.
Atividade: Prestar realmente atenção a cenas do cotidiano
buscando se esclarecer dos motivos que as desencadearam.
Titulo: Meu papel no mundo
Tema: Quando suas escolhas são realmente suas e quando são
do mundo.
Objetivo: identificar como os meios de comunicação, grupos econômicos,
redes sociais , etc., vem determinando a personalidade de cada um.
Atividade: iniciar um diário onde os acontecimentos bons e
ruins serão descritos enfatizando como o individuo respondeu a eles ( fatos) e
porque.
Titulo: O Eu interior
Tema: O encontro consigo é possível: você não é
verdadeiramente o que aparenta na presente encarnação.
Objetivo: Encontrar o caminho do EU interior com a ajuda de técnicas
que permitam sempre momentos de introspecção.
Atividade: Escrever um diário de sonhos, refletindo o porquê
dos acontecimentos.
Título: O Eu de cada um
Tema: Todas as nossas encarnações são importantes para o
nosso crescimento e para o coletivo, assim como todos os espíritos são
importante para mim.
Objetivo: Reconhecer que todos são de grande importância para
o coletivo e que assim como eu, cada grau evolutivo é um avanço em direção
daquilo que realmente somos.
Atividade Ao final de
cada dia refletir sobre as seguintes questões: o que eu fiz que gostaria de ter
feito diferente? O que eu me surpreendi ao fazer? Em que momento me senti feliz
por minha ação? Que ação realizei que colaborou com o melhor viver da minha
comunidade?
Titulo: Minha responsabilidade, nunca culpa.
Tema: A culpa é o gesso de qualquer processo, pois
trata-se de passado, imutável. A responsabilidade vem a frente no tempo, é
sobre algo que ainda vai acontecer, futuro e portanto, passível de ser construído;
culpa paralisa o individuo, enquanto que
a responsabilidade coloca o homem em movimento.
Objetivo: realizar
que o autoconhecimento trata de tornar o
individuo responsável por si e pelos outros.
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