domingo, 20 de janeiro de 2013

TEXTO 89

                                                         Autoconhecimento



Iniciamos o planejamento e como nossa evangelização formula  os  próprios conteúdos, demos inicio a montagem  com Autoconhecimento. Como se observa no transcorrer desse assunto, não estamos interessados aqui em determinar o que é bom ou mau pois isso veio sendo macificamente aplicado como modelo em anos anteriores sem resultados animadores. Autoconhecimento aqui é tratado como o processo que nos retira do mecanicismo do mundo materialista, remetendo o individuo ao caminho espiritualizado, deixando de lado as quimeras que provocam as angústias, medos, fobias, neuroses, remetendo a uma vida dedicada ao trabalho orgânico, que gera movimento, que une as pessoas, os seres vivos e a natureza, tornando visível a felicidade na construção do caminho que conduz a Deus.
Vale lembrar que as atividades abaixo mencionadas não dizem respeito a atividade de cada tema em si.São passos que devem ser seguidos durante cada encontro com a intenção de buscar a sensibilização adequada para posterior acesso a intuição.Importante ainda registrar que deverá ser resguardado um momento durante os encontros para que essas atividades possam ser trabalhadas da melhor maneira possivel.
Esses passos foram elaborados pela física Danah Zohar, em seu livro Inteligencia Espiritual, tendo ocorrido pequenas adaptações para melhor atender aos  nossos objetivos.
  
Título: Os elementos que compõe o  homem integral
Tema: Corpo, períspirito, espirito, alma.
Objetivo: Compreender os elementos  dos quais somos constituídos durante a encarnação
Atividade: iniciar a técnica de meditação que deverá ser repetida em todos os encontros


Titulo: A mente e seus reflexos
Tema: Como a mente reage e produz impulsos por estar ela trabalhando sem o controle consciente do espirito.
Objetivo :detectar as manifestações da mente, observando a ausência de si nesses eventos.
Atividade: ler paginas de um bom  livro espirita percebendo as emoções que causam e porque


Titulo: A mente e o períspirito
Tema: A mente “interfere” no períspirito, lançando conceitos, imprimindo emoções, e equivocadamente  filtrando possíveis percepções advindas através da intuição.
Objetivo: saber que a mente se divide em dois lados: o esquerdo que trata da razão e o direito que dentre outras coisas trata da intuição.
Compreender que os dois lados devem trabalhar da seguinte forma:
Busca-se o conhecimento, através de leituras e estudos, etc.
Deixa a mente vagar pelos conceitos novos
Ocorre  o “insite”
Utiliza-se o raciocínio a fim de esclarecer de forma sistemática, provando aquilo que se concluiu.
Atividade: Levar as crianças até o pátio, permitindo que apenas contemplem a paisagem, fazendo fluir o pensamento , sem se ater a nenhum deles.


Titulo: O períspirito
Tema: A construção do períspirito ( até onde temos informação) , sua função  e como podemos  melhor trabalha-lo.
Objetivo: Cada um deve desenvolver “intuitivamente” acessos mentais que possibilitem um dialogo  consciente com o períspirito, para que, assim como nos preocupamos com a saúde do corpo material, também nos dediquemos a saúde  perispiritual, ou organizador biologico.
Atividade: Escutar verdadeiramente uma obra musical espirita, percebendo as associações mentais e emocionais que provocam.



Titulo: Alma e intuição
Tema: A alma por concepção é o sopro divino em nós, perfeita em sua formulação.
Objetivo: Perceber a intuição como o primeiro passo dado em direção a alma, sexto sentido do individuo, primeiro sentido espiritual do homem integral.
Atividade: Prestar realmente atenção a cenas do cotidiano buscando se esclarecer dos motivos que as desencadearam. 


Titulo: Meu papel no mundo
Tema: Quando suas escolhas são realmente suas e quando são do mundo.
Objetivo: identificar  como os meios de comunicação, grupos econômicos, redes sociais , etc., vem determinando a personalidade de cada um.
Atividade: iniciar um diário onde os acontecimentos bons e ruins serão descritos enfatizando como o individuo respondeu a eles ( fatos) e porque.


 Titulo: O Eu interior
Tema: O encontro consigo é possível: você não é verdadeiramente o que aparenta na presente encarnação.
Objetivo: Encontrar o caminho do EU interior com a ajuda de técnicas que permitam sempre momentos de  introspecção.
Atividade: Escrever um diário de sonhos, refletindo o porquê dos acontecimentos.



Título: O Eu de cada um
Tema: Todas as nossas encarnações são importantes para o nosso crescimento e para o coletivo, assim como todos os espíritos são importante para mim.
Objetivo: Reconhecer que todos são de grande importância para o coletivo e que assim como eu, cada grau evolutivo é um avanço em direção daquilo que realmente somos.
Atividade  Ao final de cada dia refletir sobre as seguintes questões: o que eu fiz que gostaria de ter feito diferente? O que eu me surpreendi ao fazer? Em que momento me senti feliz por minha ação? Que ação realizei que colaborou com o melhor viver da minha comunidade?


Titulo: Minha responsabilidade, nunca culpa.
Tema: A culpa é o gesso  de qualquer processo, pois trata-se de passado, imutável. A responsabilidade vem a frente no tempo, é sobre algo que ainda vai acontecer, futuro e portanto, passível de ser construído;  culpa paralisa o individuo, enquanto que a responsabilidade coloca o homem em movimento.
Objetivo:  realizar que o  autoconhecimento trata de tornar o individuo responsável por si e pelos outros.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário