quinta-feira, 21 de março de 2013

Texto 95




Segundo ciclo,  16.03.13
Titulo: A mente e o períspirito
Tema: A mente “interfere” no períspirito, lançando conceitos, imprimindo emoções, e equivocadamente  filtrando possíveis percepções advindas através da intuição.
Objetivo: saber que a mente se divide em dois lados: o esquerdo que trata da razão e o direito que dentre outras coisas trata da intuição.
Compreender que os dois lados devem trabalhar da seguinte forma:
Busca-se o conhecimento, através de leituras e estudos, etc.
Deixa a mente vagar pelos conceitos novos
Ocorre  o “insite”
Utiliza-se o raciocínio a fim de esclarecer de forma sistemática, provando aquilo que se concluiu.
Atividade: Levar as crianças até o pátio, permitindo que apenas contemplem a paisagem, fazendo fluir o pensamento , sem se ater a nenhum deles.

Rotina
Cumprimentar os colegas
Falar do culto do lar
Novidades de cada um
Relembrar as cartinhas do asilo
História
No palco as crianças encenaram o conto Convivendo com a intuição, enquanto o monitor narra a historia.
Cenário - sala de aula, na escola
Resumo- durante uma prova, bastou um momento de calma para que aluna que estava aflita, pudesse, através da intuição, ter as respostas das perguntas que ela tanto estudou.
Atividade
Pedir pra que as crianças tampem um dos olhos e em seguida o outro, deixando aberto o primeiro.Notar que o foco muda.Fazer movimentos com as duas mãos e mostrar que cada uma tem uma habilidade especifica.Assim também é nosso cérebro, que em suma é composto por dois lados , sendo um a razão e o outro a intuição.Unidos e bem aproveitados,(explicando o processo acima mencionado) formam um “aparelho “ de grande utilidade no autoconhecimento, que levará ao amadurecimento espiritual.
Atividade 2
Levar as crianças ao pátio e lá observarem por alguns instantes as aguas do rio passando.Fazer uma analogia entre o movimento do rio e nossos pensamentos.Levar a perceber que é preciso deixar os pensamentos seguirem sem se ater a nenhum. Esse é o principio da intuição.Se sua mente estiver desagarrada dos pensamentos produzidos, a intuição pode aflorar e ser notada pelo espirito.
Praticar a meditação, durante 30 segundos, reproduzindo a ideia do “rio passando ”considerações das crianças sobre a meditação.
MUSICA
Sentadas em suas almofadas, cada criança irá conhecer e manusear um violino( recebemos essa doação felizes da vida)
Todas as crianças estavam encantadas com o instrumento e ao tocá-lo mudavam até mesmo a postura, corrigindo-a. Vale a pena registrar aqui o que aconteceu . TODAS as crianças tiraram som do instrumento( o que nem sempre acontece), mas uma das meninas , ao pegar o violino, segurou o arco de forma correta e sem escorrega-lo tirou o som de maneira tão clara, que ela mesma se impressionou . Eles estão muito interessados e aí a gente percebe que a falta de acesso a musica e instrumentos melódicos é uma lamentável barreira para o desenvolvimento e humanização ao longo da encarnação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário