domingo, 24 de março de 2013

TEXTO 96

segundo ciclo, 23.03.13
Titulo: O períspirito
Tema: A construção do períspirito ( até onde temos informação) , sua função  e como podemos  melhor trabalha-lo.
Objetivo: Cada um deve desenvolver “intuitivamente” acessos mentais que possibilitem um dialogo  consciente com o períspirito, para que, assim como nos preocupamos com a saúde do corpo material, também nos dediquemos a saúde  perispiritual, ou organizador biologico.
Atividade: Escutar verdadeiramente uma obra musical espirita, percebendo as associações mentais e emocionais que provocam. 
Neste encontro tivemos uma agradabilíssim surpresa. A evangelização do segundo ciclo se deu sob a responsabilidade e execução do monitor.Nikolai não se saiu apenas bem; ele empolgou as crianças e eu que tome cuidado pra não perder o unico emprego que eu tenho!Brincadeiras a parte, o encontro foi incrivel e todos amaram a atvidade.Tivemos que fazer algumas mudanças quanto a atividade direcionada proposta na especificação acima.
 Logo apos a rotina, que foi desenvolvida da mesma maneira que as anteriores, dando enfase ao culto do lar, o montor fez uma breve recapitulação dos temas já trabalhados ao longo do autoconhecimento e pode constatar que as crianças conceituam corretamente o perispirito.
Em seguida, deu inicio a atividade,que consistia em levar as crianças até o refeitorio (estava chovendo, não poderia ser ao ar livre), separa-las o quanto necessario e entregar a cada uma um pote retangular, pedaços de tijolos, terra muito bem adubada e sementes.
Inicialmente foi explicado para as crianças que o perispirito pode ser acessado por nós sempre que desejado.
Ao iniciar as ações para plantar, as crianças foram alertadas para o que iria acontecer: elas estariam manipulando, naquele momento, elementos da vida, da força geradora de movimento. Para melhor faze-los compreender, foi lhes dito que assim como Deus iniciou o movimento da vida, alí, estariam eles "gerando" vida, cuja a responsabilidade da  existencia seria de cada um que plantou.
Gerar movimento, fazer florescer a vida é reportar ao perispirito energias de equilibrio, de criatividade.É se envover com a criação, é participar da  corrente que perpassa por todas as espirais, criações da divina lei que nos orienta.
A atividade, claro tomou outra roupagem.As crianças se sentiram imersas num momento único, unidos pela força da criação diante de si e como num insight, perceberam que cada elemento é divino em sua formulação e que estar ligado a esse fenomeno é favorecer o explendor da vida eterna, verdadeira ao perispirito.
As ações que desenvolvemos podem alimentar de amor o perispirito, fortalecendo-o ou enfraquece-lo com preocupações instantâneas, com prazeres efêmeros, viciantes erros que atolam nosso olhar nos conduzindo as margens da vida plena, universal. 
Terminaran esse encontro com a prece final e um silencio que traduzia a experiencia de ter se alimentado de forma consciente, do encontro com a vida.
Só posso ficar muito emocionada e muito agradecida por momentos de tão profundo valor.Percorrer o caminho do autoconhecimento é saber conscientemente que o explendor da vida começa a se revelar quando você toca  a profundidade da alma.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário