segunda-feira, 24 de março de 2014

Terceiro encontro, dia 29.03

Livro A grande Síntese, cap. Intuição:
Só entre semelhantes é possível a comunicação; para compreender o mistério que existe nas coisas deveis saber descer no mistério que estas em vós.
Livro: Boa Nova Cap.2, p.22
"João era a verdade , e a verdade, na sua jornada de aperfeiçoamento, dilacera e magoa,...em guerra com as próprias imperfeições de seu mundo interior a fim de estabelecer em si mesmo o santuário de sua realização com o Cristo.Foi por essa razão que dele disse Jesus: Dos nascidos de mulher João Batista é o maior de todos."
 Vivencia pessoal:
Quando deixamos o mundo exterior voltamos para nosso ser?

  Objetivo Geral
Distinguir entre a razão exterior, ou seja, a razão material, do corpo, que muitas vezes nos levam ao erro e o pensamento dialético, que se desenvolve em espiral, permitindo o acesso a intuição, como o fez João Batista.

Objetivo específico
Observar que na vida terrena junto ao Cristo, João batista não se deixou envolver pela maquina cerebral em sua manifestação ( a razão) permitindo-se construir e acessar sua consciência latente de tal maneira que esta se instituiu como seu alicerce.

Método
Unidades de experiências

Atividade
João batista foi o primeiro tarefeiro da seara de Jesus a se colocar ao trabalho. Foi ele que anunciava Jesus e suas verdades preparando as mentes, pleiteando a expansão das mesmas. Importante dizer que Batista era um espirito único no caminho da espiritualização , que embora ainda trouxesse consigo suas mazelas, foi brilhante pois fez sua caminhada sem temor, comandado pela consciência latente que somente a intuição pode fazer aflorar.

Sugestão de atividade
Formarem duplas e pedirem a um tarefeiro para que falem o que sabem sobre João Batista. Retornarem ao ambiente e lá conversarem sobre as informações recolhidas.
A evangelizadora deve linkar as informações trazidas pelas crianças com o tema intuição, fazendo com que a partir disso , as crianças percebam a diferença entre a razão e a consciência. Uma maneira é a de levar objetos ( como a bailarina que gira em duas direções ou ainda a pastilha que aparenta ter duas cores mas que na verdade tem apenas uma) para que possam na pratica detectar como a razão faz analogias equivocadas. Lerem os trechos acima  destacados para esse encontro dos livros Boa Nova e a Grande Síntese. Elaborar uma poesia ( cada um faz um verso) que fale do tema do encontro- Porque João Batista lutava com seu mundo interior é que foi possível acessar sua consciência através da intuição.
Os pequenos, guardada as devidas proporções podem seguir roteiro de atividade parecido. Podem fazer a entrevista, a evangelizadora pode falar de forma indicada sobre a leitura das passagens dos livros e elaborar junto as crianças uma encenação breve, ressaltando a forma como João Batista voltou para si durante esta encarnação.
As duas atividades serão apresentadas na semana que segue, no “palco”, durante a preparação, no salão, da prece.



Nenhum comentário:

Postar um comentário