Dando seguimento a construção da evangelização, demos o
passo seguinte que seria a reformulação do papel do evangelizador que atuará
dentro do ambiente de evangelização, ou seja a sala.
A mudança do nome da sala de evangelização para ambiente de
evangelização, foi entendido por nós como uma melhor forma de conceituar nosso
trabalho. Chamando de ambiente de evangelização, vamos deixando de lado a ideia
de sala de aula, de professor e aluno, passando a interiorizar o conceito de
fraternidade, tratando de experiências
vividas na luz do evangelho, experimentando junto com toda a equipe, o
autodescobrimento , fortalecendo o abandono de hábitos materialistas, deixando
florescer o idealismo .
Assim, cada ambiente de evangelização será composto por:
Um baú de madeira, que tem a função de guardar todo o
material de “contação” de historias de fundo espirita incluindo os fantoches,
mamulengos, bonecos, etc. Além disso, ao abrirmos o baú a tampa de pé também
servirá de base para o cenário das historias.
Instrumentos de sonorização agradável, tais como piano
pequeno, chocalhos, pau de chuva flauta indígena ou de madeira, etc.
Avental de livros, com alguns livros espiritas indicado para
a turma em questão.
Cavaletes individuais, onde as crianças irão esperimentar a pintura
Pequeno rádio que fará a ambientação durante as atividades
desenvolvidas no ambiente de evangelização. As músicas espiritas e clássicas
serão escolhidas e colocadas em um Pen Drive que será acoplado ao radio.
Tapetes e almofadas individuais, pois não utilizaremos mesas ou cadeiras.
Toda figura ou enfeite terá relação direta com o
espiritismo, com a criação de Deus e as cores dos objetos do ambiente de evangelização
serão em tons pastéis.
A princípio, escolhemos realizar as atividades dos ciclos de
forma conjunta. Dessa maneira, no momento da musica, todos os ciclos estarão
envolvidos com a atividade.
Isso trará, no nosso entender, uma chance maior de
integrarmos os elementos produzidos pelas atividades, potencializando
energeticamente todo o quadro de evangelizandos, gerando um tipo de corrente invisível.
Ao trabalhar com musica, por exemplo, estaremos direcionando
a atividade sob as perspectivas espirituais, onde sabemos que as notas e seus
agrupamentos exercem certo efeito sob o períspirito. Além do ensino de novas
músicas espiritas, compassos e arranjos também serão integrados, mas sempre
buscando a sensibilização para que a música equilibrada possa ser compreendida,
entre outras coisas, como uma ferramenta a ser utilizada para a harmonização interior
e do ambiente, dentre outras coisas.
Na pintura, usaremos cavaletes, telas e madeiras. Algumas
técnicas serão observadas, entretanto, o mais importante é que a criança
possa representar em cores e ou formas, aquilo que desejar. Inicialmente se
colocará uma musica espirita de fundo.
Em seguida, as crianças começarão a pintar, tendo sido pedido a elas que
coloquem na tela aquilo que sentirem ao escutar
a música.
As historias serão espiritas e contadas sempre com uso de
objetos que facilitem a identificação da criança com a ludicidade. Uma característica
nessa contação de historia é que, em sua periferia, a historia terá participação da criança na sua narrativa,
dando a oportunidade a elas de “inventarem” e serem responsável pelo enredo.
Por exemplo, ao iniciar a historia o evangelizador vai fazendo perguntas para encaminhar
o enredo _Um dia, um menino estava...( alguma criança completa dizendo_no
balanço, por exemplo e em seguida a evangelizadora continua a historia)
Anterior ao termino da aula será entregue uma agenda contendo
o comportamento e dando informações sobre o culto do lar, campanha que a
evangelização estará liderando dentro de suas atividades. A ideia é promover o
culto do lar, de preferencia no mesmo dia e hora em todas as casas dos
participantes da evangelização.
O mais importante aqui é ressaltar que ao termino da
evangelização , o evangelizador irá escrever as impressões que teve durante o
encontro com as crianças, o que considerou positivo e negativo durante o
processo, bem como reações inesperadas dos evangelizandos.
Irá também ter com o apoio, caso a criança que foi escolhida
para estar nas atividades referentes a esse grupo seja sua evangelizanda.
Esses apontamentos serão feitos em material distribuído pela
coordenadora e pela mesma recolhido no mesmo dia. Neles também estarão
registrados qualquer informação relevante dada pela criança referente a seu
cotidiano.
As evangelizadoras se encontrarão ainda para trocar informações
ou impressões sobre suas atividades, bem como para levantar questões ou trazer
novas ideias.
Todas as noites, se possível no mesmo horário, as evangelizadoras
elevarão seus pensamentos ao Alto emanando vibrações de amor e fraternidade
para as crianças.
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