sexta-feira, 25 de maio de 2012

TEXTO 53


 Título: Hábito, o que é isso?
 Tema: Como reconhecer aquilo que fazemos por hábito e aquilo que  escolhemos fazer depois de ponderar sobre a questão.
Objetivos: Conceituar hábito, como sendo  algo que se reproduz sem questionar a ação em si. Por exemplo, quando chegamos em casa e ligamos a tv. Poderíamos ter feito qualquer outra coisa, mas por hábito, ligamos a tv. Essa é uma ação banal, corriqueira. Entretanto, se parássemos por alguns momentos, perceberíamos que nem estamos com vontade de ver tv. Poderíamos optar então por estar junto a um familiar, ajudar em alguma tarefa do lar, ler um livro de relevante conteúdo, tocar um instrumento, e uma infinidade de outras coisas.
Título: Quando o habito nos ajuda?
Tema: O hábito se torna aliado quando usado  como maneira de enraizar costumes salutares que até então não se tinha.
Objetivos: Concretizar no cotidiano hábitos que possam vir a ajudar  no processo de espiritualização. Um exemplo é  a pratica do culto do lar. Após a compreensão da importância do culto do lar ser realizado, estipular hora e dia certos para sua execução. Inicialmente o habito do culto pode encontrar algumas resistências, mas depois acontecerá naturalmente. Outro exemplo simples é quanto a fofoca. Muitas vezes nos referimos a alguém de maneira pejorativa, mesmo sem desejar o mal à pessoa em questão, o que caracteriza um hábito. Para colocar um fim nisso a pessoa desenvolverá o habito de se manter vigilante quanto ao que vai falar e se mesmo assim der inicio a esse tipo de comentário irá “desviar” o assunto, tão logo se perceba nele.

Título: Quando o hábito nos atrapalha?
Tema: Hábitos inseridos em nosso cotidiano sem  analise quanto as suas consequências é uma forma de andar as cegas.
Objetivos: compreender os hábitos materialistas como fonte inesgotável de desequilíbrio.
Modismos, consumismos, são hábitos ancestrais com os quais estamos convivendo a várias encarnações e que vem paulatinamente, nos empurrando para disputas financeiras, títulos e concentração de renda desmedida e cruel.
 Um hábito que nos prejudica muito o autoconhecimento ocorre quando nos isentamos das ações acima mencionadas, ou seja,  quando acreditamos que apenas os outros têm esses hábitos e não nós.

Título: Como mudar os hábitos que não desejamos mais ter?
Tema: A mudança de objetivos na vida  como caminho para  se chegar a mudança de hábitos.
Objetivos: Perceber e vivenciar que a vida eterna acontece desde sempre e que por tanto, as distrações materiais as quais nos detemos , pode ser comparada com o aluno que vai para a escola tendo por prioridade, as brincadeiras.
Assim é preciso entender que a realidade da vida eterna é a espiritual e ela não se encontra apenas quando se está desencarnado, na verdade ela está em todo lugar pois que” o universo é constituído por uma grande ondulação que de a, o espirito, puro pensamento, a lei, que é Deus, vai para uma continua mutação que é movimento feito de energia e vontade(b), a fim de alcançar o último termo, (y) a matéria ou forma.” Sem entrar na questão do retorno desse esquema que é” a vai para b vai para y e que y vai para b vai para a, fica claro que a matéria faz parte fundamental do todo e que por tanto nos cabe viver todos os momentos da mesma forma espiritualizada.
Entendendo dessa forma, as “necessidades” de ter um padrão X material, de comprar um carro tal ou um eletrônico qualquer, vai ficando para trás, abrindo espaço para que nossa mente possa se desligar das fantasias que criamos e passe a se integrar de forma mais coesa aos verdadeiros propósitos .
Título: Como introduzir os hábitos que desejamos ter?
Tema: A disciplina como grande aliada para novos hábitos que pretendemos adquirir.
Objetivos:  Mediante a realidade espiritual, esclarecer que tipo de cotidiano pretendemos ter.
Nomear os hábitos que teremos que desfazer e os novos que precisamos adquirir.
Inserir  os novos hábitos, adequando-os disciplinadamente ao longo de cada dia, um dia de cada vez.
Acima de tudo saber que adquirir novos hábitos não é como comprar uma mercadoria. Assim, muitas vezes vamos nos desviar. Esse momento faz parte de cada aprendizado. O importante aqui é saber que é preciso recomeçar tanto quanto necessário.
A dificuldade da mente em absorver novos hábitos, não traduz se você é uma “boa pessoa ou não”. É preciso não criar estereótipos, desanimando ao ponto de não se sentir capaz de introduzir os hábitos salutares desejados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário