sexta-feira, 11 de maio de 2012

TEXTO 50


A coordenação é a alma da evangelização. Ela quem faz o link entre todos os setores. Nela está  o entusiasmo, o carinho, a dedicação e a vontade de superação.
Cabe a nossa coordenadora:
1-Cuidar com profundo zelo das palavras proferidas durante a evangelização e em seu cotidiano
2-Ter a postura de representante da evangelização dentro e fora do centro
3-Ser absolutamente fraternal com sua equipe
4-Responder as questões pertinentes a sua atribuição
5-Encaminhar aquilo que não for de sua alçada aos setores pertinentes
6-Realizar toda a documentação necessária para o bom desempenho do novo projeto de evangelização
7-Elaborar os relatórios quando solicitados pelo setor diretamente ligado;
8-Cuidar da elaboração do calendário
9-Proporcionar os encontros regulares entre a equipe de evangelização
10-Proporcionar os elementos necessários para a evangelização
11-Observar para que todas as prerrogativas do trabalho estejam sendo cumpridas

Aprofundando em cada ítem , teremos
1_é realmente importante que a  dirigente da evangelização se mantenha o mais resguardada possível de conversas inúteis ou que prejudiquem a outrem ou a si. Faz toda a diferença para a espiritualidade poder nos intuir, se para tanto  o nosso comportamento facilitar.
Quanto mais intoxicamos nossa mente com pensamentos tolos, como a maledicência, por exemplo, menos silencio propiciamos e menos contato conosco somos capazes de alcançar. Para sensibilizar nosso períspirito, é preciso que guardemos nossa mente em oração contínua, propiciando assim, o contato com a mentora da evangelização dessa casa a abnegada  Hirtes Terezinha, fundamental para o bom desempenho das tarefas.
2-Postura é algo que também podemos treinar em nós. Para  além da altivez, que nos vem a cabeça primeiro, precisa a coordenadora ser a presença do amor. Estamos aqui falando de um trabalho fundamental e que pode fazer toda a diferença na encarnação presente das crianças e jovens assistidos pela evangelização.
Sabemos que estamos nos relacionando com espíritos ainda em processo de reencarnação, uma vez que seus hábitos adquiridos em tantas vidas, ainda não se apresentaram.
Compreendendo esse grau de importância, a coordenação deve nutrir por cada criança e jovem um amor verdadeiro, se preocupando com seu bem estar, dando ao evangelizando a prioridade que cabe nesse trabalho.
As palavras e os gestos, o tom da voz e s palavras devem ser adotadas com muito cuidado porque é a coordenação a instancia máxima dentro da evangelização e a primeira a ser procurada pela espiritualidade no que diz respeito as questões pertinentes.
Cada criança, cada familiar, deve ter da coordenação a atenção necessária, o abraço fraternal e a confiança na doutrina.
A evangelização guarda as palavras de Jesus,  é um exercício para o amor fraternidade .
3-Uma equipe é como uma família unida, nada os abala em seus relacionamentos. Como  aquela que dirige essa família, a coordenadora é a pacificadora e nunca a que fomenta fofocas ou levanta suspeitas infundadas.
Nunca expõe um tarefeiro a palavras vexatórias ou debocha do trabalho. Antes é ponto central dos trabalhos e nutre em seu coração o carinho por seus tarefeiros, como irmãos que somos na estrada da vida sem fim.
É a expressão de união e os trabalhadores da casa sob sua tutela, tem nela a afeição sincera e parceira para todas as horas.
4-fomentar:
Cursos de atualização ministrados pelo próprio setor
Viabilizar a colônia de férias durante todos os sábados em que as atividades de evangelização estiverem suspensas com filmes espiritas, apresentações de peças espiritas, contação de historias, passeios, oficinas , sempre relacionado ao espiritismo.
Manter em arquivo e de fácil acesso as documentações dos evangelizandos e seus familiares, os históricos produzidos pelas evangelizadoras, bem como as aulas anteriormente  programadas, as respectivas anotações  e o que mais for estabelecido.
Observância do quadro de evangelizadores e sua responsabilidade e habilidade no seu exercício
Manutenção dos materiais necessários para os ambientes de evangelização, material para o apoio, material para os trabalhos de coordenação.
Delegar a monitora da coordenação a elaboração  dos conteúdos, cursos, método , filosofia e aulas .
5-Ao se deparar com questões trazidas por familiares dos evangelizandos ou pelos próprios, que não sejam pertinentes com o assunto da evangelização em si, devem ser encaminhados aos setores responsáveis, marcando data segundo a disponibilidade de ambas as partes salvo quando se tratar de alguma emergência.
6-Reunir todas as produções escritas, gerando arquivo.
Manter arquivado e de fácil acesso toda a reformulação da evangelização.
Propiciar que os evangelizadores façam por escrito a avaliação das aulas, dos conteúdos, da metodologia, da filosofia da evangelização, guardando os mesmos em arquivo.
Encontros regulares com os responsáveis pelas crianças e jovens, buscando informações sobre o procedimento dos evangelizandos no ambiente escolar, em casa e no convívio social, registrando as informações por escrito, abrindo uma pasta para cada assistido.
Elaborar ao final de cada etapa do conteúdo, um encontro registrado por escrito, com as observações dos evangelizadores, dos tarefeiros do apoio, dos responsáveis (pais ou familiares das crianças e jovens), e da própria coordenação para avaliação e deliberação.
7- elaboração e entrega de relatórios segundo o combinado com a assistência social, setor ao qual está subordinada a evangelização.
8- elaborar e fazer saber  o calendário da evangelização e das atividades pertinentes a colônia de férias anterior ao inicio dos trabalhos da evangelização
9-especificar lugar e hora para os encontros de evangelizadores, estimulando os trabalhos, se fazendo presente sempre.
10- cuidar para que todos os evangelizadores sejam assíduos e que todas as turmas tenham a figura do evangelizador e de um monitor.
Velar pela manutenção das salas , verificando a limpeza, os materiais e todos os objetos nos momentos em que a evangelização não esteja sendo desenvolvida, evitando a utilização desses elementos fora dos momentos programados.
Recolher os pedidos de material por escrito, buscando inicialmente as soluções.
11-todas as atividades realizadas durante a evangelização são de responsabilidade da coordenadora, que deve assegurar o funcionamento de tudo dentro dos preceitos espiritas de conduta, não se privando de suas responsabilidades. Cada tarefeiro deve agir com a retidão que o momento determina, com o amor e dedicação no trato com as crianças, e caso isso não aconteça é de responsabilidade da coordenação restaurar a devida atitude.
Sintetizando , essas são as responsabilidades da coordenação, que tem a função de “orquestrar” as tarefas durante a evangelização.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário