domingo, 21 de outubro de 2012

Texto 71

3º ciclo - Evangelizadora Márcia Lessa

Hábitos: O que é isso?
Tema: Como reconhecer aquilo que fazemos por hábitos e aquilo que escolhemos fazer depois de ponderar a questão.
Objetivo: Conceituar hábito, como sendo algo que se produz sem questionar a ação em si.

        Olá!
        Falar de hábitos é tocar em erros que nós enquanto evangelizadores cometemos todos os dias. Erro no sentido de não pensar enquanto realizamos a tarefa. Os hábitos são tão comuns e tão interiorizados, que fazer essa reflexão de até onde fazemos e temos consciencia e também até onde "ligamos no automático" e nos deixamos levar.
       O tema, acreditamos, enquanto estamos evangelizadores, será de um aprendizado muito maior para nós mesmos que para os próprios evangelizandos, pois pelo tempo que estamos encarnados já criamos muito mais hábitos que eles ainda crianças.
       Mas nese início de trabalho, procuramos explicar o sentido da palavra hábito, o que fazemos todos os dias e nem percebemos ou avaliamos como certo ou errado. Já estudando sobre o assunto e procurando ver nossos próprios erros como exemplos para nossos jovens, buscando neles a identificação de seus hábitos e dizendo que é possível mudar, deixar de fazer sem perceber e avaliar tudo o que está sendo praticado.Gostei muito da reunião com nossa coordenadora Adriana e nossa amiga Simone, evangelizadora do segundo ciclo, quando Simone explicou que se a escovação de dentes, que é um hábito que temos todos, entrar no automático, vamos escovar sem prestar atenção na pasta que estamos usando, se a escova já perdeu seu tempo de validade, escovaremos de forma rápida sem prestar atenção se todos os dentes foram escovados, se passamos o fio dental em todos os dentes e assim por diante. Confesso que nunca percebi a escovação a partir desse ponto.
       E voce, já percebeu que os hábitos, não importa quais sejam, não são legais, pois tiram de voce a capacidade de avaliar todos os seus atos?
      Que não podemos nunca fazer nada sem antes refletir sobre aquilo que estamos fazendo?
      Acho que aprendo mais que ensino nessa caminhada para evangelização.
      Completamos nosso sábado, com a prece de encerramento e a entrega das cadernetas que foram recolhidas no início.
 Recadinhos com carinho...
Não esqueça de fazer o Culto no Lar, ele é importante para voce e sua família, procure participar sempre.
E não esqueça também:
Hábitos são difíceis de quebrar. Mas se voce quiser quebrá-los a regra nº 1 é a força de vontade e começar já!

      Um abraço fraterno a todos que lerem nossa postagem.Que DEUS nos abençoe hoje e sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário