domingo, 28 de outubro de 2012

Texto 73



 Segundo ciclo
encontro do dia 27.10. 2012
Título: Quando o habito nos ajuda?
Tema: O hábito se torna aliado quando usado  como maneira de enraizar costumes salutares que até então não se tinha.
Objetivos: Concretizar no cotidiano hábitos que possam vir a ajudar  no processo de espiritualização. Um exemplo é  a pratica do culto do lar. Após a compreensão da importância do culto do lar ser realizado, estipular hora e dia certos para sua execução. Inicialmente o habito do culto pode encontrar algumas resistências, mas depois acontecerá naturalmente.

Rotina
Cumprimentos, que diga-se de passagem sempre é um momento muito alegre do nosso encontro.
Dessa vez não seguimos o “protocolo” da rotina. Não recolhemos caderneta nem fomos ao quadro lema. É que durante a chamada, surgiu o assunto dos faltosos e acabei me detendo nesse assunto.
Um trabalho como o da evangelização que estamos pretendendo elaborar, pressupõe que as famílias tenham consciência da relevância dos temas levados para dentro do ambiente da evangelização. Para se ter uma ideia do quanto as técnicas mudaram o ambiente em si , não estamos mais tendo problemas com comportamento durante os encontros. Isso é um ganho muitíssimo valioso para nós mas mais ainda para as crianças. Dentre muitos objetivos, pretendemos que essas crianças fortaleçam laços de amizade entre eles e que daqui a alguns anos estejamos juntos a jovens que cultivaram laços de fraternidade eterna entre si. Assim nossa rotina foi tomada pela importância de fazer com que eles entendessem que sem a frequência rotineira, esse item, assim como outros, do nosso trabalho, se perderia.
Atividade
Pedi para que as crianças fossem ao palco e subissem no escorrega que coloquei lá.Ao subir pedi para que observassem o ambiente de evangelização . Em seguida eles deram a sua impressão do lugar que estavam vendo e todos foram unanimes e relatar que a vista do ambiente de cima do escorrega tornava o lugar diferente.
Em seguida pedimos ao monitor para que caminhasse pela sala de olhos fechados  e ele também falou da sensação ruim de caminhar sendo guiado.
Assim comentamos que devemos dar a oportunidade de vivenciar o cotidiano de forma diferente.Desligar a tv , que é uma grande “guia” do nosso cotidiano, desconectar da internet, etc, nos dará a oportunidade da introspecção, para que se possa determinar o que realmente queremos fazer e o que não desejamos.
Algumas de nossas delícias do aniversariante do mês
Desligar a tv é um “habito” que podemos introduzir no nosso cotidiano, pois decidimos conscientemente faze-lo para uma melhor qualidade de vida espiritual, no caminho do auto conhecimento.

Cada criança comentou o habito que adquiriu e que vem lhe incomodando. A maior parte dos hábitos apresentados diz respeito a desavenças , brigas e desentendimentos direcionadas aos familiares , aos professores e colegas de escola.
Essas observações foram todas anotadas discretamente pelo monitor diretamente na ficha de cada criança para registro. Quem sabe não podemos desenvolver ações que poderão ajudar as crianças nessa transformação? A ideia é essa.
Enfim, terminamos com a festa do aniversariante do mês, tendo nosso amado monitor por pivô. Parabéns pelo trabalho na evangelização, que com toda a sinceridade corresponde a harmonia de nosso ambiente além de muitas outras coisas!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário