Segundo ciclo – dia 10.11.12
Título: Como mudar os hábitos que não desejamos mais ter.
Tema: A mudança de objetivos na vida como caminho para
transformar hábitos em ações
conscientes.
Objetivo: Entender a vida espiritual em seu dinamismo, através
da representação y B a
Rotina
Cumprimentar os colegas
Falar da semana
Trocar impressões sobre as orações antes de dormir
Última ida ao mural lema
Recolher as cadernetas
Relembrar as cartas que precisamos continuar confeccionando
para entregar no asilo.
Conversa sobre os livros da roda da leitura de livros
espiritas
Historia
Destrinchar o conceito da dinâmica do universo segundo a representação
y B a, enfatizando o movimento como uma onda que se propaga.
Fixar o conceito com a peça de teatro mostrando como um objetivo
mal traçado traz consequências “inesperadas”.
Zeca, um menino de uns 10 anos chega em casa lamentando a
nota ruim que tirou e garantindo a mãe que estudará para tirar boa nota na
prova do dia seguinte. Ele entra em seu quarto e lá faz de tudo, menos estudar.
Resultado: no dia seguinte ele faz a prova e é novamente reprovado com uma nota
ruim.
O que fica aqui registrado é que Zeca tem por objetivo
passar de ano, tirar boas notas. Então o deu errado?
Na verdade o objetivo de Zeca deveria ser o de querer
entender o mundo que o cerca. A escola é um lugar onde vamos aprender sobre o
mundo e suas relações . Se Zeca tivesse formulado
seu objetivo assim, certamente estaria estimulado para ler os livros.Ele
levantaria questionamentos sobre inúmeros fenômenos, formularia hipóteses e
teria nos livros e no professor a oportunidade de esclarecer tudo que
desejasse.
Conversa descontraída sobre o enredo, fazendo a ligação entre
o dinamismo do fenômeno e nosso cotidiano. Inicialmente devemos nos esclarecer
sobre aquilo que desejamos, daí formular o objetivo, nos envolvendo de fato nas
etapas. O resultado delas será a seta indicando o caminho seguinte e assim por
diante.
Assim como em Zeca, que não pensa no que realmente quer para
si, livre das influencias exteriores. Formula mal seus objetivos e acaba no meio do caminho sem compreender muito bem o
que está acontecendo com seus sentimentos. Nesse processo ele pode ser
considerar uma pessoa preguiçosa e incapaz e se “engessar” ainda mais.
Entretanto não se trata disso. Ele espera por estímulos audiovisuais aos quais
se acostumou e já não conhece mais sua própria capacidade de encontrar no
silencio da sua mente, o mundo repleto de instigantes questionamentos, que trás
o verdadeiro movimento.
Entrega das cadernetas e dos livros da roda da historia
espirita
Prece final
Conclusão
Confesso que fiquei um pouco relutante em tocar nesse
assunto na forma do esquema proposto no livro A grande síntese, por crer que as
crianças não se ateriam ao que eu exporia.Como sempre subestimei e muito os meus
queridos evangelizandos.
É incrível como as crianças tem a mente muito aberta que os
adultos, uma capacidade de absorver novos conceitos admirável. Não só compreenderam
o esquema como foram capazes de dar exemplos que asseveravam a teoria antes
mesmo da pela de teatro.
Fico muito intrigada com as reações deles e com a minha
facilidade de fazer avaliações previas, normalmente equivocadas.
Adorei o dia de hoje, que para o gosto dessa evangelizadora,
foi o qual eu mais me identifiquei.
Nenhum comentário:
Postar um comentário