sábado, 10 de novembro de 2012

Texto 77



Segundo ciclo – dia 10.11.12
Título: Como mudar os hábitos que não desejamos mais ter.
Tema: A mudança de objetivos na vida como caminho para transformar  hábitos em ações conscientes.
Objetivo: Entender a vida espiritual em seu dinamismo, através da representação  y  B  a

Rotina
Cumprimentar os colegas
Falar da semana
Trocar impressões sobre as orações antes de dormir
Última ida ao mural lema
Recolher as cadernetas
Relembrar as cartas que precisamos continuar confeccionando para entregar no asilo.
Conversa sobre os livros da roda da leitura de livros espiritas
Historia
Destrinchar o conceito da dinâmica do universo segundo a representação y B a, enfatizando o movimento como uma onda que se propaga.
Fixar o conceito com a peça de teatro mostrando como um objetivo mal traçado traz consequências “inesperadas”.
Zeca, um menino de uns 10 anos chega em casa lamentando a nota ruim que tirou e garantindo a mãe que estudará para tirar boa nota na prova do dia seguinte. Ele entra em seu quarto e lá faz de tudo, menos estudar. Resultado: no dia seguinte ele faz a prova e é novamente reprovado com uma nota ruim.
O que fica aqui registrado é que Zeca tem por objetivo passar de ano, tirar boas notas. Então o deu errado?
Na verdade o objetivo de Zeca deveria ser o de querer entender o mundo que o cerca. A escola é um lugar onde vamos aprender sobre o mundo e suas relações . Se Zeca tivesse  formulado seu objetivo assim, certamente estaria estimulado para ler os livros.Ele levantaria questionamentos sobre inúmeros fenômenos, formularia hipóteses e teria nos livros e no professor a oportunidade de esclarecer tudo que desejasse.
Conversa descontraída sobre o enredo, fazendo a ligação entre o dinamismo do fenômeno e nosso cotidiano. Inicialmente devemos nos esclarecer sobre aquilo que desejamos, daí formular o objetivo, nos envolvendo de fato nas etapas. O resultado delas será a seta indicando o caminho seguinte e assim por diante.
Assim como em Zeca, que não pensa no que realmente quer para si, livre das influencias exteriores. Formula mal seus objetivos e acaba  no meio do caminho sem compreender muito bem o que está acontecendo com seus sentimentos. Nesse processo ele pode ser considerar uma pessoa preguiçosa e incapaz e se “engessar” ainda mais. Entretanto não se trata disso. Ele espera por estímulos audiovisuais aos quais se acostumou e já não conhece mais sua própria capacidade de encontrar no silencio da sua mente, o mundo repleto de instigantes questionamentos, que trás o verdadeiro movimento.
Entrega das cadernetas e dos livros da roda da historia espirita
Prece final

Conclusão
Confesso que fiquei um pouco relutante em tocar nesse assunto na forma do esquema proposto no livro A grande síntese, por crer que as crianças não se ateriam ao que eu exporia.Como sempre subestimei e muito os meus queridos evangelizandos.
É incrível como as crianças tem a mente muito aberta que os adultos, uma capacidade de absorver novos conceitos admirável. Não só compreenderam o esquema como foram capazes de dar exemplos que asseveravam a teoria antes mesmo da pela de teatro.
Fico muito intrigada com as reações deles e com a minha facilidade de fazer avaliações previas, normalmente equivocadas.
Adorei o dia de hoje, que para o gosto dessa evangelizadora, foi o qual eu mais me identifiquei.
  

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