segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Texto 82



Segundo ciclo – dia 24.11.12
Título: Etapas para abandonar hábitos.
Tema:  Eliminar o habito, trocando-o pelo pensar antes de agir sobre absolutamente tudo.
Objetivo: Conhecer de forma bem simplória a meditação e praticá-la, por cerca de um minuto diariamente.

Rotina
Cumprimentar os colegas
Falar da semana
Falar sobre as orações antes de dormir, retomando a ideia de fazer uma mentalização. Nela a criança se imagina indo ao Nosso lar, num “ônibus” para um encontro onde irá estudar ou colaborar nas tarefas destinadas a ti. Pode também imaginar estar saindo em caravana para ter com Jesus em terra distante. Ao chegar, perceberão que uma multidão cerca o Mestre e que é impossível chegar até ele, inclusive porque Ele está muito distante .Derepente Jesus lança seu olhar e fala com você mentalmente, dizendo como é bom ve-lo ali.  
 Recolher as cadernetas
Recolher as cartas que serão entregues no asilo.
Conversa sobre a roda da leitura de livros espiritas que foram entregues no encontro anterior.

Atividade
Exercício de meditação
Olhos entreabertos
Posição sentados com perna de índio(embora não seja o recomendado, vale para iniciantes).
Deixar que os pensamentos passem pela mente sem se prenderem a nenhum deles.

Esse exercício foi feito durante um minuto e ao termino as crianças queriam repetir a experiência.
Repetimos
Conversamos sobre a experiência e decidimos que a repetiríamos em nossas casas , diariamente durante um minuto.
Essa técnica nos deu uma ideia:cada vez que fossemos fazer alguma coisa, pensaríamos sobre a questão durante trinta segundos e somente depois disso é que decidiríamos como agir.
Nosso monitor entregou as caixas confeccionadas para as crianças. Elas eram compostas de bloco, caneta, borracha, lápis de cor e hidrocor. Sua função é a de viabilizar que a criança possa registrar toda boa ideia que tiver, para uma pesquisa: estamos avaliando se as boas ideias são mesmo ou não aquelas que ajudam aos outros, contemplando assim  os ensinamentos da doutrina.
Como era o aniversariante do mês, paramos por aqui em nosso conteúdo. Arrumamos nosso ambiente com bolinhos, docinhos feitos com leite em pó, brigadeiros em copinhos feitos de chocolate, pipoca, biscoitos banhados no chocolate derretido. Tudo muito simples mas feito com muito cainho para essa data tão especial, pois além dos evangelizandos que aniversariam em dezembro, pedimos a Deus que abençoasse com carinho a nossa muito querida evangelizadora Márcia, que é a renovação em pessoa, que evangeliza por mérito e não por obrigação. Muitas felicidades para ela que será a próxima evangelizadora dessa turminha que já a admira e espera ansiosamente por te-la como maestrina no caminho do saber espirita.
Fizemos a oração e dividimos os quitutes em partes iguais, conversando sobre as caixas e como cada um pretende fazer seus registros( escrevendo, pintando, etc)       

Nenhum comentário:

Postar um comentário