quinta-feira, 15 de novembro de 2012

texto 79

3° ciclo - Evangelizadora Márcia Lessa  - aula do dia: 10/11/2012.

Como mudar os hábitos que não desejamos mais ter?

Tema: As mudanças de objetivos na vida como caminho para se chegar a mudança de hábitos.

Objetivo: ( resumo)
* Perceber e vivenciar que a vida eterna acontece desde sempre(...)
*(...)entender que a realidade da vida eterna é a espiritual e  ela não se encontra apenas quando se está desencarnado(...)
*Entendendo que certas necessidades materiais vão ficando para trás, abrindo espaço para que nossa mente possa se desligar de fantasias que criamos e passe a se integrar da forma mais coesa aos verdadeiros propósitos.

Olá!  
 É sempre bom conversarmos sobre hábitos e descobrirmos a cada dia o quanto somos reféns nesse círculo materialista em que vivemos.
E sempre com o intuito de ajudarmos nossos jovens a descobrir que hábitos nos levam a prática de técnicas mecânicas, sem reflexão e crítica, estamos conversando e trazendo atividades diversificadas para que o entendimento fique mais dinâmico, mais descontraído.
Nesse sábado fizemos duas atividades assim.
A primeira foi em forma de criptograma, onde sílabas estavam relacionadas a números formando a seguinte mensagem:
Cada ação é uma ação, e só existe um segredo: Jamais deixe que o hábito comande seus movimentos.
Após terminarmos a atividade, conversamos bastante sobre o que a frase nos trazia como mensagem. Foi muito interessante ver como ficaram interessados dando opiniões e pudemos mais uma vez, com muita alegria, sentir o crescimento do grupo no tema apresentado.

A segunda atividade foi adaptado uma brincadeira da dança do jornal, onde colocava-se uma folha de jornal e música para que os evangelizandos dançassem em cima da folha e sempre que a musica parasse, ela  deveria ser dobrada e a dança deveria continuar, sempre sobre o jornal. Fizemos isso por diversas vezes e relacionamos o tempo em que dobrávamos o jornal ao tempo em que os hábitos criam raízes em nós. Quanto mais o tempo passa, mais difícil de nos desvencilharmos dele.A cada dobra do jornal ele se estreitava e como não se podia colocar o pé no chão(essa era a regra) mais difícil ficava a dança.
Chegamos a um momento em que só ficariam sobre a folha se buscassem ajuda de um colega para ampará-los.Foi aí que mencionamos que muitas vezes nossos hábitos nos dominam de tal forma que temos que pedir ajuda para podermos melhorar, é o caso de pessoas que se deixam dominar pelos vícios das drogas, do álcool, do cigarro, etc. 

Fizemos nossa prece usando a brincadeira da batata quente (como ficou decidido entre eles) e terminamos com a entrega das cadernetas que já se tornou rotina. A diferença nas cadernetas é que só agora eles estão me escrevendo também e isso é muito bom, pois demonstra confiança em nós.
Agradecemos a DEUS pela oportunidade nos dada junto ao grupo e pela oportunidade de estarmos também aprendendo(e muito) sobre temas tão importantes para nossa vida material e principalmente espiritual.
Que o Senhor JESUS nos guarde e nos abençoe sempre, fiquem com DEUS!



Nenhum comentário:

Postar um comentário