segunda-feira, 12 de março de 2012

texto 34

 Os sofrimentos humanos
De tudo que se pode dizer sobre os sofrimentos humanos, fica o maior ensinamento dado pela autora- a disciplina.
Antídoto verdadeiro , está na disciplina nosso foco, nossa construção diária.
Mas a propósito, o que é disciplina?
Embora seja uma palavra usada corriqueiramente, seu significado próprio está em “aquele que segue “, se aproximando do significado de discípulo.
É preciso dizer que a disciplina que tem por resultado a obediência em nada tem vínculo com a disciplina mencionada no texto.
Também não se trata aqui de manter uma ordem didática ou padronizada.
Horários e padrões de comportamento servem para colaborar com o encaminhamento de tarefas, mas nunca para escravizar o indivíduo.
A disciplina por vezes mal interpretada, é compreendida como um conjunto de regras moralistas, onde o mais importante está nas normas em si e não no indivíduo.Não incomum, a disciplina se torna  geradora de problemas, uma vez que acaba sendo vista apenas como reguladora da ordem física e espacial do elemento onde atua.
Desumanizando as ações, o conjunto de regras se torna maior que a própria meta ou objetivo, e não incomum acaba sendo injusta, elegendo beneficiários, tornando contraria a convivência fraterna.
Na realidade, a disciplina tratada no texto é a disciplina interior e não a exterior.
Condicionar a mente a pensamentos salutares é uma questão de disciplina. Passe pelo que passar, a certeza dos ensinamentos contidos na palavra de Jesus, tem que andar de mãos dadas com você. Precisa se manter atento ao que engendra as tuas idéias, pra que caia nas armadilhas dos hábitos, velhos conhecidos.
Medite, buscando desenvolver em sua mente, como melhor servir com idealismo a um irmão. Preencha seu universo psíquico buscando as soluções para o sofrimento de alguém e nunca se permita ser motivo para a tristeza de um irmão.
Disciplina tuas vontades. Saiba o que é necessário e o que não é. Não se perca em seu egocentrismo e saiba passar pelo que é preciso vivenciar, transformando em ação os conhecimentos adquiridos nos livros espíritas.
Se é conhecedor da reencarnação, incorpore seu conceito. Não pode mais passar pelos dissabores de forma desequilibrada, pois que já é sabedor que enquanto dorme, o plano espiritual trabalha ininterruptamente a favor de sanar teus carmas.
Tua satisfação disciplinada equivale a propiciar a felicidade do outro, do grupo, da tua cidade, do teu país, do planeta.
Se não existe acontecimentos devastadores, mas sim eventos que te permitam restaurar males causados.
Se não existe injustiça, mas antes oportunidade de servir para teu próprio desenvolvimento.
Se nenhum trabalho pelo próximo é indigno das tuas horas
Se nenhum irmão é sufocado por tuas investidas
Se o materialismo não dita teu humor
Aí você já está se valendo da disciplina, e os sofrimentos vão ficando para trás.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário